Realizou-se na passada segunda-feira a VI edição da Gala da Câmara Municipal de Braga, com a finalidade de prestar homenagem e o devido reconhecimento a todos os atletas, treinadores, dirigentes e árbitros que se evidenciaram no desporto ao longo da última época. Foi com casa cheia que o Altice Fórum Braga acolheu os cerca de um milhar de pessoas que se quiseram associar para prestar homenagem a todos aqueles que se sagraram campeões nacionais, europeus ou mundiais, perante a comunidade.
Mais de 27 modalidades contempladas e cerca de 120 premiados foi o destaque para quem conseguiu tal feito.
No meio de tantos prémios, a Associação Académica e a Universidade do Minho foram protagonistas de dois grandes feitos. As equipas de futsal e de andebol da AAUM receberam os respetivos galardões pela conquista da medalha de bronze nos Campeonatos Europeus das respetivas modalidades.
Entre todos os campeões lugar houve também para distinguir Andreia Sousa, árbitra de Futebol, que venceu oPrémio Melhor Árbitro, Miguel Santos, treinadorda equipa feminina de futebol do SC Braga, que venceu oPrémio Melhor Treinador. A Dance World Cup, venceu oMelhor Evento Desportivo e Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga, venceu o prémio deMelhor Dirigente.
Mas a maior distinção da noite foi para o meu colega e amigo José Ribeiro (cabeça negra), uma figura impar do desporto em Braga, que numa vida dedicada à profissão e à atividade física, conquistou o “Prémio de Mérito e Excelência”, prémio atribuído pela autarquia bracarense. O «Foca ou Cabeça Negra», como é também conhecido, conquistou várias medalhas nacionais e internacionais, ocupando também, desde os anos 80, os órgãos sociais da Associação de Profissionais de Educação Física de Braga.
No atletismo, a modalidade que ama, e faz dela praticamente a sua vida, continua a "correr pela vida".
No discurso de agradecimento, mostrou-se surpreendido com tal distinção pois não estava à espera referindo - "Espero ter contribuído, ao longo destes anos, para que a atividade desportiva tenha evoluído na cidade", antes de deixar um repto aos presentes para "calçarem as sapatilhas e darem umas voltas", ele que é um dos principais mentores do "Braga a Correr",
JáRicardo Rio, Presidente da Câmara de Braga, sublinhou que este é um momento de reconhecimento coletivo, promovida pelo município, mas que representa a vontade e sentimento de todos os bracarenses em homenagear os atletas. É uma gala de reconhecimento pela promoção da cidade e pelo exemplo que estes atletas são para os mais novos», disse o edil. «O desporto em Braga é um fenómeno aberto, inclusivo e para todos”.
Deste modo creio que a cidade de Braga soube tributar e reconhecer os seus cidadãos, que de forma voluntária, e na maior parte das vezes com muitos sacrifícios, conseguem feitos extraordinários e que agora foram reconhecidos publicamente pelo seu desempenho!..
Assim continuem a prestar este belo serviço, a si próprios e à sociedade em geral, porque no futuro a saúde e o bem estar serão os melhores privilégios.
Autor: Luís Covas