twitter

Tempo de esperança

O ano 2019 terminou. A título pessoal, foi um ano com muitos pontos críticos, muito duro, intenso e sem grandes motivos para o recordar positivamente. Mas, nesta hora, de entrada de um novo ano, podemos e devemos aspirar a melhores momentos em que os sorrisos prevaleçam, a felicidade impere, a saúde permita e os sonhos se conquistem. O próximo ano será, desportivamente, um ano intenso.

As participações de Portugal em algumas competições internacionais marcarão o próximo ano (Europeus de andebol, futebol, entre outros), tal como, a realização dos Jogos Olímpicos ( JO), em Tóquio, serão momentos a acompanhar com especial atenção e entusiasmo. A 32ª edição realiza-se na capital nipónica pela segunda vez na história, já que em 1964, já tinha sido o palco do maior evento desportivo do universo.

Los Angeles, Londres, Paris, Atenas e agora Tóquio, são as cinco cidades privilegiadas em receber mais que uma vez, esta importante e magnifica competição. De 24 de julho a 9 de agosto de 2020, Tóquio será o centro dos holofotes e das atenções.

Durante estes últimos quatro anos, milhares de atletas, a nível mundial, estiveram envolvidos em competições, estágios, treinos, regimes alimentares, planos intensivos de preparação, para nessa competição almejar a uma medalha, a um pódio, a um mo- mento de superação e conquista.

A missão portuguesa, a 7 meses da competição, tem cerca de 30 atletas apurados, em nove modalidades distintas, mas prevê participar com o dobro dos atuais atletas (entre 60 a 70). O Japão já há muito tempo se prepara para cumprir as necessidades materiais, organizativas e logísticas para este evento, de tal forma organizada, que a capital nipónica já tem todas as instalações, que vão albergar as diversas modalidades, prontas.

Aliás, ao longo dos últimos meses têm sido testadas com eventos internacionais e nacionais, para que nada falhe. A mais de meio ano de distância, todas as instalações desportivas estão prontas e sem qualquer derrapagem orçamental, bem pelo contrário, abaixo do orçamentado e previsto. É de facto, um exemplo. Mas os bons exemplos não terminam por aqui. O evento tem uma enorme preocupação ambiental, de forma a diminuir a pegada que esta concentração de milhares de atletas e milhares de visitantes deixam num tão curto espaço de tempo.

São tantas as preocupações e as medidas ambientais, que seria muito exaustivo explana-las neste texto, mas destaco uma apenas: todas as medalhas foram feitas a partir de “lixo eletrónico” e reciclagem de materiais provenientes de telemóveis. São extraordinariamente belas e todas as medalhas também já estão prontas. Pessoalmente, anseio intensamente que Portugal as possa ver, tocar, através das boas prestações dos seus atletas.

Também, estou com enormes expetativas quanto às cerimónias de abertura e encerramento. Sabendo das características do povo nipónico e dos seus criativos, prevejo que a mensagem seja forte, em que as tradições e a modernidade se vão conjugar, num espetáculo meticulosamente preparado, que marcará o futuro.

Desejo a todos os leitores um excelente ano de 2020 e que o novo ano seja generoso na paz, saúde, alegria, fraternidade, no cumprimento de todas as nossas expetativas e anseios. BOM ANO NOVO.


Autor: Carlos Dias
DM

DM

3 janeiro 2020