twitter

SOS Verão: mude os seus hábitos alimentares

Chegou o Verão. Altura em que ganhamos verdadeira consciência da forma física em que nos encontramos, decide-se então que é urgente perder os quilos que surgiram durante o inverno. Adotam-se as “dietas” milagrosas, que fazem perder os quilinhos a mais num curto espaço de tempo.

A palavra DIETA deveria ter 1 significado: Devemos Incluir Equilibradamente Todos Alimentos, porque pouco adianta fazer dieta durante o Verão e esquecer os bons hábitos quando os casacos omitem as “gordurinhas” indesejadas. Estas dietas prometem uma perda rápida e fácil de peso.

No entanto, na maioria das vezes, este pode ser o caminho mais curto para o retorno ao peso anterior ou até mesmo para aumentar de peso, quando regressarem à alimentação habitual.

O ideal seria que essas dietas da moda fossem adequadas aos padrões nutricionais estabelecidos, que apresentassem fundamento na sua elaboração e que o paciente fosse acompanhado por um nutricionista.

Este profissional de saúde desenvolve funções de estudo, orientação e vigilância da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade e segurança, incluindo a avaliação do estado nutricional.

Os objetivos dos nutricionistas são a promoção da saúde e do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença, tendo sempre como finalidade a reeducação alimentar.

Despertar consciências para a saúde através de uma reeducação alimentar é o mote. De acordo com o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física 2015-2016, 57,1% dos portugueses têm Pré-obesidade e Obesidade.

Mais alarmante ainda é que em Portugal cerca de 25% das crianças têm Pré-obesidade ou Obesidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, Portugal está entre os cinco países da Europa com maior número de crianças afetadas por esta epidemia, que é considerada a segunda principal causa de morte modificável no mundo.

É pela prevenção, pela reeducação e pela especial atenção e cuidado com as crianças, que devemos ter em conta alguns conselhos importantes, considerados regras de ouro para a reeducação alimentar: deve realizar refeições intermédias entre as principais refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar);

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia; Coma sopa ao almoço e ao jantar (preferencialmente antes do prato); Opte pelas preparações cozidas, grelhadas, assadas na brasa ou estufadas em cru;

Escolha o azeite para cozinhar e temperar em doses moderadas; Evite os alimentos fritos e assados no forno com gordura; Opte por peixes e carnes magras; Consuma legumes, hortaliças e frutas (ricos em fibras) diariamente; Evite o açúcar; Modere o sal; Abuse das ervas aromáticas;

Opte por laticínios magros; Escolha pão integral ou de mistura, em vez do pão de forma ou cereais matinais açucarados; Evite doces em geral; Restrinja enchidos, fumados e conservas;

Modere o consumo de bebidas alcoólicas, gaseificadas e açucaradas; Beba 1,5 litros de água por dia; Mastigue bem os alimentos; Opte por realizar as refeições em casa ou levar a sua própria marmita; Não petisque no intervalo ou antes das refeições; Pratique atividade física regularmente.

Cuide da sua saúde e do seu bem-estar durante todas as estações do ano!


Autor: Aline Fernandes
DM

DM

22 junho 2018