Nos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho e premiação, os colaboradores são avaliados pelas chefias, e de acordo com o atingir de determinados objetivos quantitativos é lhes atribuído um prémio anual indexado aos resultados que a própria empresa alcançou nesse período. Estudos indicam que cerca de 80% dos trabalhadores considera ter um desempenho superior à média. Isto por norma conduz a desmotivação.
Assim, no nosso método, em primeiro lugar devemos criar um ambiente onde seja possível experimentar e falhar de forma segura, para isso aplique este método a menos de 10% da organização e vá expandindo à medida que vai tendo resultados. Depois crie uma moeda virtual, ela pode chamar-se de créditos, moedas, pontos ou simplesmente de “abraços”. Esta moeda virtual não tem qualquer valor até que a gestão decida converter a mesma em remuneração.
É dado a cada colaborador um número idêntico de “abraços”, os quais têm que ser distribuídos pelos colegas na totalidade durante o período de um mês. No final do mês a gestão tem que verificar se a empresa teve resultados positivos que possa distribuir, e em caso positivo é definido um número entre 1 e 12, e são atirados dois dados. Se o resultado dos dados for igual ao valor definido os “abraços” são convertidos em dinheiro, senão os “abraços” já recebidos transitam para o mês seguinte.
Esta técnica tem a seu grande favor o facto de tornar a avaliação de desempenho objetiva, assente nos critérios que os colegas consideram ser os mais relevantes para distribuir “abraços”. Para algumas pessoas a distribuição é feita com base na simpatia, para outras pelos resultados alcançados, e tantas outras vezes pela entreajuda existente entre colegas. Para além disso, com esta técnica o prémio deixa de ser algo previsível, pois são os resultados mensais, os dados e os “abraços” que ditam quando e quanto será o prémio.
Muitos neste momento questionam-se porque leram o artigo se a sua empresa nem sequer um salário digno tem possibilidades de pagar. Bem, para esses podemos ter um sistema mais simples de remuneração pelo mérito. A empresa cria um catálogo simples de produtos, que pode ir desde uma grade de cerveja até um bacalhau, em que cada item vale x “abraços”. O colaborador vai ganhando “abraços”, e no momento em que os dados têm o mesmo valor que o definido, o colaborador pode converter os “abraços” em produtos.
Se mesmo assim a sua empresa não quiser implementar um sistema de remuneração pelo mérito, então o melhor mesmo é começar a procurar outro trabalho.
Autor: ilídio Faria