Tenho dois filhos em idade escolar e nem sempre é fácil gerir o orçamento familiar nesta altura de regresso às aulas. Questiono se têm alguns conselhos ou dicas de poupança que me possam ajudar a equilibrar as contas cá de casa agora que a escola vai começar novamente.
Uma vez que o mês de setembro chegou é tempo de começar a organizar o início do ano escolar, sem precipitações, evitando deslizes no orçamento.
Este mês, para as famílias que têm filhos, representa um aumento de despesa no seu orçamento familiar.
Para evitar desequilíbrios, não compre por impulso. Caso queira aproveitar alguma campanha promocional adquira apenas o material básico, como canetas, cadernos e mochila, deixando a aquisição de material específico para depois do início das aulas e a pedido dos professores.
Para um regresso às aulas equilibrado, deixamos algumas sugestões:
•Fique atento às campanhas promocionais promovidas pelas livrarias e hipermercados na compra de material escolar. Contudo, antes de fazer a encomenda certifique-se de que está a comprar os manuais corretos. Isto porque, em algumas situações, se se enganar a fazer uma encomenda corre o risco de a loja não aceitar a troca ou devolução dos mesmos.
•Recorra a bancos de trocas de manuais escolares. Se não tiver disponibilidade económica para comprar os manuais escolares novos, saiba que poderá adquiri-los em “segunda mão” em alguns sites de vendas online.
•Reserve uma parcela do subsídio de férias para o pagamento das despesas escolares, evitando “derrapagens” no orçamento familiar.
•Lembre-se de pedir sempre fatura com número de contribuinte, visto que os gastos que as famílias enfrentam com a educação dos seus filhos podem ser deduzidos em sede de IRS.
•Faça uma lista de produtos escolares que necessita. Verifique os artigos que realmente precisa de comprar e evite desperdícios. Paralelamente, verifique o material de anos anteriores que possa ser reutilizado no novo ano que se aproxima.
Para esta e outras questões, poderá contactar-nos na Avenida Batalhão Caçadores 9 em Viana do Castelo, através do 258 821 083 ou para [email protected].
Autor: Ana Sofia Aguiar (Espaço DECO)