twitter

Pódio Guerreiro

Os parabéns hoje são extensos e corro o risco de falhar com algumas conquistas. No entanto, não posso deixar a oportunidade de congratular a equipa do ABC que, mais uma vez, mostrou a força e espírito de um clube dedicada à história de uma modalidade: Andebol.

Todos estão de parabéns mas, mais uma vez, vou individualizar um nome que enche o campo com a sua garra. O Humberto Gomes é um verdadeiro Guerreiro de Braga.

Depois, numa final muitíssimo bem disputada e a mostrar que a igualdade de género faz todo o sentido no fenómeno desportivo, as Guerreiras do Sporting de Braga foram fantásticas no Jamor e provaram que, mais dia menos dia, um caneco vem parar ao Norte de Portugal. Toda a estrutura merece um forte aplauso mas, em especial, um nome que para além deste feito fica igualmente ligado ao que de seguida irei falar. O “mister” João Marques fez, em pouco tempo, uma equipa à imagem da nossa cidade. Ser 2.º classificado não é igual a ser 1.º. Mas deixar tudo em campo e mostrar uma atitude daquelas só está ao alcance de verdadeiras guerreiras.

O prémio maior estava guardado para o Futebol de Praia que, por estar no Jamor, não teve presente na Final da Liga dos Campeões o seu treinador. No entanto, e mesmo assim, estes Guerreiros fizeram história e escreveram o nome do clube da cidade de Braga na história do desporto universal. Serem Campeões da Europa de Futebol de Praia é um feito único que terá o seu lugar de destaque no museu do SC Braga. 

Também nesse fim de semana o Boccia arrecadou mais um título nacional em Pares BC3. Um grande aplauso a estes atletas que mostram, todos os dias, que não há limites nem impossíveis. O João Carlos Macedo, Abílio Gonçalves e o Mário Peixoto são guerreiros e estão na história igualmente. Um agradecimento especial aos seus treinadores, na pessoa do Prof Luís Marta que se dedica de alma e coração a este projeto e modalidade olímpica.

Para continuar em beleza só faltava o feito único da equipa de Futsal. Duas vitórias sem resposta perante o Benfica levam o sonho da conquista do Campeonato Nacional até ao próximo fim de semana. A forma como se apresentaram em Lisboa mostra a aposta clara desta modalidade e a seriedade com que se trabalha. Parabéns a todos os que se empenharam para chegar a este momento. Mas não podia deixar passar a oportunidade sem destacar um jogador que vi crescer no futsal do Sporting de Braga e que espelha todas as qualidades de um Guerreiro. O André Machado merece justamente este reconhecimento por tudo o que fez e faz por esta modalidade. É mais um Guerreiro para a história !

E por falar em história devemos homenagear um atleta que deu tudo, encantou com a sua magia futebolística e, acima de tudo, com as suas qualidades como pessoa e ser humano. O Alan é eterno capitão e estou eternamente grato a este atleta por todos os grandes momentos que proporcionou.

Normalmente no Desporto, nos momentos menos bons, temos a tendência de direcionar todos os problemas num só sentido, visando ou treinadores ou presidentes. Por isso, também é justíssimo que nestes momentos de pódio, para além de aplaudir todos os atletas, diretores e colaboradores das diversas modalidades, valorizar igualmente o papel do líder e presidente dos Guerreiros António Salvador. O sucesso dá trabalho ... mas compensa. 

A alegria de todos os bracarenses com estes feitos dos últimos anos de clube demonstra bem que tudo vale a pena, e que o tempo é o melhor amigo dos projetos e dos sonhos !


Autor: Ricardo Sousa
DM

DM

13 junho 2017