O Homem traz em si a agressividade, o impulso por batalhar, o coração de guerreiro!
Falemos de resiliência. O ser humano é resiliente por natureza, mas usarmos essa característica para nos motivarmos constantemente é um grande desafio e pode fazer a diferença. A resiliência é a nossa capacidade de reagir diante de uma nova situação e de resistir às adversidades. Em bom português, é a nossa capacidade de dar a volta por cima.
Precisamos de ser resilientes para saber lidar com momentos difíceis, crises, pressões e competição, principalmente no mundo da alta competição, onde tudo é volátil e acontece muito rápido e é necessário saber lidar com o pós-competição semanalmente (lidar com a derrota ou com a vitória).
É esta esta vontade de dar a volta por cima que criou os resultados desta “semana jackpot” para o SC Braga: Liga NOS, Liga BPI, Campeonato de Portugal, sub 19, sub 17, sub 15, Liga Feminina de futebol, Liga Placard e a qualificação para a final da Taça Final.
Quando tudo parecia perdido e os resultados da Liga estavam abaixo das expectativas, eis que o SC Braga se levantou e se preparou para as batalhas, vencendo na casa do FC Porto o que já não acontecia há 15 anos.
Este é o verdadeiro espírito de guerreiro que tanto nos inspira e motiva a sermos resilientes e a desenvolvermos uma mente de vencedor!
Ao entrarmos num "mindset" de alta performance, passamos a assumir-nos como os grandes e únicos responsáveis por criarmos as nossas próprias oportunidades, alcançarmos as nossas metas, por vivermos em excelência e por darmos todos os dias o nosso melhor.
Alta performance significa basicamente exercer a excelência. Isto é, um agir constante, consciente e consistente em busca de melhores resultados.
Para alcançarmos esse "mindset" é muito importante aprendermos a gerir de uma forma eficaz a habilidade de controlarmos a qualidade dos nossos pensamentos, das nossas emoções e dos nossos comportamentos, isto vai determinar a nossa capacidade de lidar com os desafios que eventualmente possam surgir.
É fundamental também sabermos gerir o nosso tempo, direcionar o nosso foco, trabalhar as nossas metas intermédias e priorizar os nossos objetivos.
A performance é algo permanente, que ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto que a produtividade se refere apenas ao trabalho propriamente dito.
A performance para um atleta atingir o limite das suas capacidades, tem de saber recuperar de forma eficaz, fases de recuperação entre exercícios, treinos, competições, repor rapidamente as suas energias com uma alimentação adequada e saudável e qualidade de sono.
Deve saber repensar a forma como tem trabalhado, o que pode melhorar e tornar-se cada vez melhor. Ter a capacidade de reenergizar o corpo e a mente de forma a que possa maximizar todo o seu potencial.
E o leitor, tem vivido em alta performance? Tem dado o seu melhor?
Estes são os exemplos de vida que o desporto e os nossos atletas nos transmitem todas as vezes que entram num jogo, numa prova!
Valorizemos e respeitemos os nossos atletas que têm sido uns verdadeiros Gverreiros!
Autor: Maria José Rodrigues
Os ensinamentos através da alta competição

DM
23 janeiro 2020