twitter

“Os desafios da autonomia para os pais”

Promover a autonomia nos filhos é um grande desafio para os pais, talvez até maior do que para as próprias crianças. Isto porque, muitos vezes, com intenção de ajudar os filhos, os pais adotam uma postura de superproteção, fruto dos medos e receios que o filho sofra ou fique frustrado por não concretizar determinada tarefa. Isto pode condicionar o desenvolvimento da criança, levando a que se torne dependente, insegura, sem capacidade de iniciativa, de tomar decisões e resolver problemas, de lidar com as frustrações, bem como de interiorizar regras e limites. A autonomia deve ser estimulada desde sempre, e a melhor forma de ajudar o seu filho a ser autónomo é ensinando-o, dando-lhe suporte e oportunidade para resolver dificuldades e conflitos do dia-a-dia. A autonomia é um processo gradual que se vai desenvolvendo à medida que o seu filho realiza novas conquistas, e pode promovê-la através de ações que parecem simples e pequenas, como por exemplo:
  • Dê pequenas responsabilidades ao seu filho, envolvendo-o nas rotinas familiares (comer sozinho, arrumar a cama, colocar a mesa, organizar a sua mochila,…);
  • Envolva o seu filho em decisões familiares, dando-lhe opções de escolha;
  • Incentive o seu filho a manifestar a sua opinião, envolvendo-o em diálogos e argumentação.
A autonomia na infância é fundamental para que o seu filho seja mais seguro, independente e tenha iniciativa. Uma criança autónoma é capaz de avaliar os próprios desejos e sentimentos, traçar metas para os alcançar, e relacionar-se e comunicar com as outras pessoas. A autonomia traz consigo responsabilidades, exigindo capacidade de tomar decisões, de fazer escolhas e de assumir as consequências das mesmas.

Por fim, não se esqueça, o desenvolvimento da autonomia na infância permite a construção de uma personalidade saudável, e possibilitará que o seu filho desenvolva a capacidade de resolver conflitos ao longo da vida.


Autor: Cristiana Fernandes
DM

DM

17 março 2022