Este artigo, pressupõe escrever algumas ideias em que se fale bem da Filosofia, do seu valor e da sua utilidade e isto porque se comemora, hoje, o Dia Mundial da Filosofia.
Ora, quando me prestava a escrever este artigo eis que passava na televisão um programa de entrevistas onde o entrevistado (o fadista Ricardo Ribeiro) teve uma prestação de excelência, demonstrando uma cultura filosófica acima da média.
O entrevistado surpreendeu o entrevistador com essa sabedoria filosófica a ponto deste afirmar, no final da entrevista, “foi brutal”. Na qualidade de professor de Filosofa e também de Presidente de uma Associação de Filosofia enviei a Ricardo Ribeiro um email a felicitá-lo pelo enriquecimento filosófico que proporcionou ao espectador e a ideia do quanto a Filosofia é útil ao ser humano e cujo valor é inquestionável.
As referências constantes à Filosofia, aos Filósofos, às obras filosóficas e como foram determinantes na sua vida e nas suas decisões, são um exemplo prático de que é necessário garantir o direito (e que a UNESCO consagra) ao acesso a esta sabedoria milenar e em constante desenvolvimento como é a FILOSOFIA.
Em Portugal, tem sido feito um esforço de dar a conhecer, à sociedade civil e escolar, o valor da Filosofia e da sua mais valia nas mais diversas áreas da vida humana.
Pessoalmente, tenho-me envolvido muito na promoção deste saber e dado um contributo para uma mudança de paradigma na educação formal em Portugal.
Se até aqui a filosofia surgia, apenas, como disciplina no ensino secundário (o que era um erro do sistema educativo português pois a Filosofia é necessária desde tenra idade), pululam agora os projetos e as ofertas educativas complementares na área da Filosofia para Crianças e Jovens.
A ação que a APEFP – Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática tem vindo a realizar, em Portugal, de implementação da Filosofia para Crianças (ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico) em centenas de escolas e colégios privados são demonstrativos do acordar do “sono dogmático” e aqueles que eram avessos à Filosofia (por mero desconhecimento das suas potencialidades) passaram a compreender as suas mais valias, essencialmente porque proporciona o desenvolvimento cognitivo, crítico, criativo, afetivo e social das crianças, numa relação profunda entre o pensar, falar, sentir e agir.
Por via da minha participação ativa nestes projetos bem como pela avaliação já efetuada em relação às suas vantagens, permite-nos afirmar que as crianças e jovens: leem melhor; sabem ouvir o outro, partilham democraticamente as ideias, respeitam as diferenças; pensam de forma livre; aprendem a autocorrigirem-se; expressam as suas emoções; clarificam as ideias, argumentam. Estas competências são necessárias em qualquer circunstância e em qualquer área.
Diria que quem tem acesso à Filosofia desde criança se torna um cidadão mais crítico, mais participativo e que tomará decisões de forma refletida, ponderada e mais justas.
Penso que este trabalho que está a ser desenvolvido, de alargar a todos os ciclos o acesso à Filosofia não pode parar, pois a própria DGE começa a perceber que a Filosofa tem um papel importante na Educação para a Cidadania. Desta forma, o novo Referencial de Educação para o Desenvolvimento, de caráter obrigatório desde o pré-escolar e até ao 12.º ano vem de encontro quer nos conteúdos quer na metodologia ao que é a atividade filosófica, ou seja, o diálogo sobre temas/problemas fundamentais e que interpelam a condição humana, a natureza e o mundo.
A única ressalva que faço é: que se desenganem aqueles que estão à espera de que a Filosofia possa trazer soluções rápidas aos problemas, pois, os resultados do ensino da Filosofia nunca são a curto prazo mas sim a médio e longo prazo. Também devemos realçar que sendo a Filosofia uma área interdisciplinar e transdisciplinar é aquele saber e como diz Kant “que transforma o ensino em educação”. Destarte, a Filosofia é fundamental durante toda a vida.
O Dia da Filosofia consagrado pela UNESCO permite a esta instituição celebrar, em particular, a importância da reflexão filosófica, e incentivar as pessoas em todo o mundo para compartilhar a herança filosófica uns com os outros. Para a UNESCO, a filosofia fornece as bases conceituais de princípios e valores em que a paz mundial depende: democracia, direitos humanos, justiça e igualdade.
A Filosofia ajuda a consolidar essas fundações autênticas de coexistência pacífica. Por esta razão a APEFP, com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO está hoje presente, em várias escolas do país, a desenvolver atividades comemorativas com o desiderato de transmitir, a alunos e professores, o valor da Filosofia.
Autor: Eugénio Oliveira