Não é nada de novo, ou que mereça grandes estudos analíticos ou mesmo embaraços circunstanciais. Já no passado era assim... está melhor um pouco, e talvez um dia se faça luz sobre os motivos da apatia da comunicação social em terras de Braga.
Infelizmente e até hilariante, eventualmente mais importante, a boa nova da imprensa naquele dia foi mandar foguetes ao auditório nacional acerca da saída do prémio do “euromilhões” em terras de Faro em junção de outras historinhas da carochinha desconcertadas pelo seu verdadeiro interesse informativo, em detrimento de outras de interesse público como a difusão relevante da realização de uma valência desportiva de elevado gabarito cá dentro e além-fronteiras.
Há sempre uma alternativa feliz, e congratula-se com isso, pelo excelente trabalho de reportagem jornalística, a comunicação social local de Braga. Fez jus ao destaque noticioso nas suas edições pela dimensão que representa o programa da prova desportiva, cumprindo com rigor, na íntegra e o mérito que lhe é devido, a informação lúcida e concisa ao seu público-alvo distribuído pelas várias cidades minhotas.
Para melhor perceber a importância desta edição do desporto automóvel, o Presidente da Câmara Municipal de Braga, esclareceu que, “um estudo realizado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, coordenado pelo Professor Fernando Perna, revela que a receita total pela edição 2016 do WRC Vodafone Rally de Portugal na economia do Turismo do Porto e Norte de Portugal, assegurada por adeptos e equipas, atingiu valores históricos na ordem dos 129 milhões de euros”.
Este evento do desporto motorizado é considerado o mais importante organizado em Portugal, potencializando uma elevada taxa presencial de turismo nacional e internacional, calculando-se que na cidade de Braga terá uma recepção de 200 a 250 mil espectadores.
Além do prestígio do nome da cidade bracarense patente nos mais diversos cantos do mundo, o “WRC Vodafone Rally de Portugal” vai proporcionar uma mais-valia económica e financeira no sector empresarial da hotelaria e serviços na região e distrito da capital do Minho, animará a tesouraria do comércio citadino, incidido num contexto da recuperação monetária devido ao “arrefecimento” e da instabilidade da actividade comercial no perímetro da urbe deste município.
Tem havido uma certa resistência jornalística de carácter nacional à realização de eventos na cidade de Braga, que, segundo esta concepção de costumes ou até crenças, infelizmente de longa data, proporciona leituras interrogatórias sobre quais os motivos desta cidade ser constantemente marginalizada da difusão pública, do bom e do melhor em várias áreas da cultura, do desporto, da música ou animação de rua.
Com ou comunicação social de índole nacional, esta iniciativa da edilidade bracarense em aliar-se ao “Braga Stree Stage…” está irremediavelmente “condenada” ao sucesso e brilhará aos olhos do orgulho dos seus residentes em testemunharem a sua cidade no top da notícia mundial.
Autor: Albino Gonçalves