Para além desta estrondosa vitória do Euro-2016 foi ano de Jogos Olímpicos onde conseguimos apenas uma medalha de bronze no Judo, por Telma Monteiro, mas tivemos bons resultados em diversas modalidades e muitos dos atletas portugueses saíram do Rio de Janeiro com a noção de cumprimento dos seus objetivos.
Poder-se-á concluir que foi pouco mas esta competição é só a melhor do mundo, onde estão os melhores atletas de cerca de 200 países que vão participar com intenção de conquistar medalhas e não participar somente no evento, como preconizava “Pierre de Coubertin”.
Num ano de conquistas realce para a conquista da medalha de ouro de Sara Moreira na meia maratona de Amesterdão. E que dizer das conquistas de Cristiano Ronaldo? Num ano fantástico onde conseguiu títulos individuais e coletivos (Champions League e Europeu) culminando com mais uma Bola de Ouro, eleva também ele o nome de Portugal e o ego de todos os portugueses. Gostaria de enaltecer a sua excelência e o seu talento mas acima de tudo o trabalho, dedicação, entrega, força psicológica e autoconfiança. Cristiano Ronaldo será uma figura difícil de igualar no futuro.
Ainda no futebol saliência para a vitória de Portugal ao conquistar o título de campeão da Europa em sub-17, ao vencer a Espanha nas grandes penalidades.
Quanto às figuras da nossa região vão naturalmente para a conquista da Taça de Portugal do SC Braga, 50 anos depois da última edição que tinha conquistado.
Realce também para o feito do canoísta Fernando Pimenta que consegue a medalha de ouro em K1 500 na Taça do Mundo de Canoagem.
Por fim gostaria de enaltecer as conquistas do maior clube da região bracarense no Andebol, com saliência para as vitórias da Challenge Cup; a vitória no Campeonato Nacional Andebol da 1.ª Divisão; as distinções na VI Gala do Andebol realizada na cidade de Setúbal, onde Carlos Resende foi eleito o “Melhor Treinador” do ano no setor masculino; Pedro Seabra Marques recebeu a distinção para o “Melhor Jogador” do campeonato, enquanto André Gomes trouxe para Braga o troféu destinado ao “Atleta Revelação” masculino.
Já na III Gala do Desporto da Câmara Municipal de Braga o ABC-UMinho obteve o reconhecimento púbico da cidade, distinguindo o clube com vários troféus que enriqueceram o seu património. Deste modo, Carlos Resende foi eleito como Treinador do Ano e ao presidente, João Luís Nogueira, foi entregue o galardão para o Dirigente do Ano.
Quanto ao futuro, é com elevada expetativa e esperança que espero ver o nosso país e a região, na ribalta no desporto conseguindo a manutenção dum lugar entre as melhores potências desportivas.
Autor: Luís Covas