twitter

Maria Carolina Furtado Martins

Partiu a Srª Engª MARIA CAROLINA FURTADO MARTINS (7/5/25-1/7/18). Em 2/7/18, foi celebrada a Missa fúnebre, por 2 Bispos e 7 Padres, incluindo o Sr. Monsenhor J.P.S. Jorge, nascido a 2/2/25 e Cónegos, Igreja do Santíssimo Sacramento, Boavista, Porto. Sr.s D. Januário Torgal e D. João Teixeira.

A Igreja Católica demonstrou que a nossa verdadeira família, sem prejuízo da natural, é a Humanidade, aqueles a quem fazer o bem. A Srª Engª - não gostava do título -, fundou com os seus cabelos brancos e óculos grossos de sempre, com a m/Tia e Madrinha Elisa Sopas ainda viva e a Profª de Matemática Rogélia Santos já falecida, acompanhadas nesses tempos, entre Outras, pela Profª Rosa Maria Pinto ainda viva e a Profª de Física, a alemã Erika Leucht já partida, filha de alemães fugidos ao nazismo, anos 50, Porto, a IPSS-Instituição Particular de Solidariedade Social "Obra de Nossa Senhora das Candeias", a qual ajudou até hoje milhares de crianças e cujas Famílias já têm gerações nas mais variadas profissões e no mundo. Estará sempre presente. A nossa Família de sangue e espírito está de Luto. Foi uma das 1ªs Mulheres a se formar em Engenharia Química em Portugal.

Vivia em humildade máxima, longe dos holofotes da ribalta e das "condecorações públicas", apesar de a terem obrigado a receber a Medalha de Ouro da Cidade do Porto em 23/6/95, atribuída em 16/6/88, mesmo dia da sua amiga Srª Dª Maria Francisca de Sá Carneiro, Mãe do 1º Ministro Sá Carneiro, de quem foi conselheira espiritual, assim como depois do Engº Belmiro de Azevedo.

E a História não a esquecerá, pois Quem dá o máximo de si para ajudar o próximo, como os desfavorecidos, nunca morre. Nenhuma palavra seria suficiente para descrever o Seu Amor ao Próximo. Foi também nossa conselheira espiritual em momentos difíceis da nossa vida.

Nos anos 90, desafiou-me a ser Padre, ao que respondi por instinto: “sofre-se muito”. Obrigado do coração a Todos os que o aceitaram! AObradeNossaSenhoradasCandeiasé uma IPSS. Está hoje presente nos Distritos de Aveiro, Braga, Faro, Guarda e Porto. Pessoa Religiosa da Igreja Católica. Para efeitos de IRS tem o nº 501102850. Reintegra na sociedade crianças e jovens em risco. Fundada em 1958, sedena R. da Alegria, nº 936, 4000-040, Porto, e o tel.225026035.

Iniciativa dum grupo de Professoras que, confrontadas com as dificuldades de muitasdassuas alunas, quiseram apoiar, educar ou mesmo assegurar um Lar a todas as que necessitassem, proporcionando-lhes, assim, uma vida e futuro dignos.

Com muito empenho, ao longo dos anos, foi possível criarem e/ou educarem cerca de 3.500 jovens. Foia 1ª instituição lusa ater Núcleos Familiares de crianças de ambos os sexos, com o objectivo de não separar os irmãos, e que hoje, por sua vez, se encontram reintegrados na vida social-económica.

Hoje, há 8 Núcleos Familiares: 6 no Porto, 1 em Águeda e 1 em Olhão; 4 Jardins de Infância (2 no Porto, 1 em Águeda e 1 em Olhão) e um Lar Residencial na Guarda para “deficientes” (a quinta do Pézinho, a qual foi doada pela Srª Engª). Existe também uma «Liga dos Amigos daONSC», da qual qualquer pessoa pode se associar. Neste caso, o Associado receberá o jornal “A Candeia”.

É através deste meio de comunicação que se ficará a conhecer ainda melhor. No mês de Novembro costuma também haver uma “Venda de Natal” solidária sempre com um objectivo: desde reconstruir um telhado ou comprar uma carrinha para transportar crianças, etc..

Esta IPSS está na Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, presidida pelo Sr. Padre Lino Maia. Fala-se na “desinstitucionalização das crianças, como primeira prioridade para o bem-estar da criança”.

Discordamos desta ideia e podemos provar com resultados excelentes muito concretos. Há crianças que “ninguém quer”, nem sequer para a adopção! No dia da sua morte foi bonito ver um pássaro a entrar pela nossa casa adentro e a cantar e voar bem perto... ObrigadoS pelas Luzes das Candeias. A Justiça Divina por vezes tarda, mas nunca falha. Amém.


Autor: Gonçalo S. de Mello Bandeira
DM

DM

6 julho 2018