A última semana foi vivida em Braga com uma intensidade única, e que traduz a grande força desportiva de toda uma região. São dois os temas que pretendo abordar nesta crónica, mas que se cruzam na sua essência: o Desporto.
O Sporting Clube de Braga festejou, na passada sexta-feira, o seu 97.º Aniversário. No seu discurso cerimonial, o presidente António Salvador agradeceu a quem teve a brilhante ideia de fundar esta grandiosa organização.
Hoje, passadas 97 primaveras, os seus fundadores devem sentir também um orgulho máximo ao ver no que o clube que sonharam se tornou. O Braga é hoje um marco de referência internacional, quer em termos desportivos quer nas dinâmicas de gestão e condições de trabalho.
O projeto da Academia Desportiva, onde decorreu a cerimónia de Aniversário, eleva a qualidade deste clube e promete, a breve prazo, demonstrar resultados de excelência em termos de formação desportiva.
São muitos os profissionais que, diariamente, metem em prática e com excelência as ideias da Direção e que, ao mesmo tempo, sonham tal e qual o seu presidente, em fazer deste clube um clube campeão.
Para mim, avaliando tudo aquilo que deve estar presente num clube como o Braga, já é campeão neste momento. Os próximos passos de crescimento das instalações e novos projetos mostram um Braga de olhos postos no futuro e, ao mesmo tempo, na sustentabilidade do presente.
Os bracarenses devem sentir orgulho no clube da sua cidade e ajudar, cada vez mais, a fazer crescer este espírito guerreiro.
Parabéns ao Braga, ao seu presidente, treinadores, atletas das mais diversas modalidades, colaboradores e, o mais importante, a todos os seus sócios e simpatizantes por mais um aniversário de eleição. Que venham mais 97 anos de enorme sucesso como até aqui.
Mas também nesse mesmo dia, 19 de Janeiro, se realizou a Gala de Abertura da Cidade Europeia do Desporto 2018. Foi, no meu entender, dos melhores momentos que a cidade viveu nos últimos anos, não só pela qualidade do espetáculo, mas também pela alma bracarense que se sentia em todo o auditório.
São estes eventos que unem as populações. O Desporto é, no meu entender, o melhor veículo para unir os povos, para ultrapassar barreiras interculturais e, mais importante, para tornar as pessoas mais saudáveis e felizes.
Tal como referiu brilhantemente o treinador Abel Ferreira estes dias, numa conferência que penso ficar para a história como instrumento de educação e formação desportiva e social, "o Desporto tem a capacidade de trabalhar todas as classes sociais por igual". E isso, faz com que tudo valha a pena quando se programa um ano como o que vamos viver.
Como bracarenses temos a sorte de conseguir festejar várias vezes. Pelo grande clube que temos na cidade e que nos faz ser vistos pelo mundo, mas também pela força coletiva única que trabalhará para que 2018 seja o ano de afirmação desportiva da cidade de Braga.
Vamos a isso. Se todos estivermos imbuídos do mesmo espírito construtivo, como ensina o desporto nos seus maiores valores, teremos a desejada "Melhor Cidade Europeia do Desporto Europeia" e também, num futuro breve, um clube com aspirações de vencer tudo onde compete.
Este é o ano para se mostrarem todos os Guerreiros Desportivos. Este é o ano onde ninguém "nos pode parar"!!!
Autor: Ricardo Sousa
Guerreiros Desportivos

DM
24 janeiro 2018