Se ainda fisicamente presente entre nós, o poeta p.e Joaquim Alves perfaria no p. f. dia 2 de Fevereiro, 106 anos da idade!
Nascido em 1914, falecido em 1998 (17 de Set.), era muito conhecido e estimado em Braga. Conheci-o e falei algumas vezes com ele.
Sabia-o pároco de S. Vicente - Braga, dotado de veia poética, bom conversador, sempre rodeado de colegas e amigos...
Se é verdade que "pelos frutos conhecemos a fruteira, não serei ousado dizendo que conheci e admirei extraordinariamente o padre poeta JOAQUIM A. ALVES através de belíssimos poemas seus, mormente de cariz religioso... O que ali vai de inspiração, beleza, variedade, rimas, métricas, temas, devoção, enlevo, sublime expressão da Poesia...!
O prezado leitor não precisa de mais comprovações: bastar-lhe-á folhear algumas colectâneas de cânticos religiosos publicadas por diversos compositores eclesiásticos: p.e Manuel Borda (Harpa da Eucaristia e outros), p.e Manuel Faria (Cânticos Marianos, Novos Cânticos, Presépio Novo e outros), p.e Benjamim Salgado (Lírios de Maio, Missa do Peregrino, Missa Jubilar e outros)... Aí deparará o prezado leitor com um riquíssimo repositório de poemas admiráveis, sublimes, férteis de inspiração, anelos de alma, acordes poéticos, elevação espiritual, ortodoxia doutrinal, exortação à devoção eucarístico-Mariana, tudo embalado em ondas melódicas extasiantes, arrebatadoras, mais celestiais que terrenas...!
Quanto mais leio e analiso esses poemas mais rendido fico aos dotes poéticos do saudoso p.e JOAQUIM ALVES! Bem hajam! – ele e quem o soube traduzir melodicamente em cânticos admiráveis que o nosso Povo cantou, canta e deverá cantar pela vida fora...! Pérolas assim não devem ficar ocultas na poeira das estantes... Serão sempre evangelizadoras para quem as canta ou escuta...!
Ao comemorarmos mais um aniversário de nascimento do grande poeta - JOAQUIM ALVES, avivemos a Fé - Esperança de sobreviva no Além...!
Autor: Nunabre