O Braga Rugby é um clube de rugby português, sediado em Braga e federado na Federação Portuguesa de Rugby (FPR). O clube dedica-se exclusivamente à prática de rugby nos seus diversões escalões, que vão desde sub--6 até aos veteranos, tanto na categoria masculina como feminina.
O rugby, apesar de ser muitas vezes visto como um desporto de contacto, transporta valores de respeito entre os companheiros, os adversários, a arbitragem e adeptos. São valores associados a esta modalidade a integridade, o respeito, a solidariedade, a paixão e a disciplina.
Relembro, com emoção, o ano 2010 onde essa equipa de amantes da modalidade da cidade de Braga sonhava o projeto e o caminho se iniciava. Várias reuniões indicavam que este clube seria, como hoje o comprova, um verdadeiro espaço de ensinamento desportivo mas, acima de tudo, de valores que vão muito além dos resultados dos jogos a disputar.
Em 2011 inicia-se a competição e, passados 5 anos, existem na cidade mais de 140 atletas federados, desde os 4 anos até aos veteranos, em situação de igualdade de género.
E há pessoas que marcam a história das modalidades e dos desafios, como é o caso do Pedro Aguilar Monteiro. Incansável na conquista dos objetivos definidos em 2010 é, para além do rosto deste projeto desportivo de referência, o obreiro do espírito de equipa e união desta família de Gladiadores. A motivação de toda a equipa diretiva mostra que os valores acima descritos estão bem presentes nesta família desportiva.
Mas não poderia perder a oportunidade para deixar também uma palavra de referência ao saudoso Adelino Vale que, onde estiver neste momento, se sentirá também um vencedor deste projeto. Também ele tudo fez para que este clube esteja onde hoje se encontra.
Os discursos da noite de Gala desta celebração mostraram que este desporto recebe todos e todas de braços abertos, sem diferenças, e com possibilidades iguais de se atingir o sucesso comum. Por isso, ver que a inclusão é respeitada no Braga Rugby, através de parcerias com instituições como a Oficina de São José, mostram que de forma exemplar se pode passar às novas gerações os valores de respeito e solidariedade.
Assim, entendo o desporto para todos e inclusivo. Onde as oportunidades não se esgotem no talento técnico individual, mas sim na globalidade do ser humano que, com treino e ensinamento, pode tornar-se num verdadeiro Gladiador Social.
Que os sonhos do Braga Rugby se concretizem e que as condições de prática e competição ambicionadas sejam, em breve, uma realidade. Merecem, por tudo o que fazem, essa conquista e celebração.
A cidade europeia do desporto é já, em 2017, uma grande realidade.
Autor: Ricardo Sousa