twitter

Futsal, mais um feito extraordinário!

A seleção nacional de futsal masculina qualificou-se ontem para uma final inédita do “Campeonato da Mundo”, evento este, que está a decorrer na Lituânia.

Portugal enfrentará no próximo domingo a seleção da Argentina, atual detentora deste troféu. É desde já uma conquista de um grupo de excelentes atletas e equipa técnica, estrutura dirigente, e em muito, do trabalho e estratégia da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Mas nunca é de mais valorizar o que é bem feito. O futebol e sua Federação, tanto criticados no passado pelo seu isolamento do mundo desportivo, pela arrogância dos seus dirigentes, e invariavelmente beneficiado pelo poder político em detrimento de todas as modalidades, conseguiu fazer esquecer estes rótulos e ser hoje um exemplo de como deve funcionar uma Federação com Estatuto de Utilidade Pública Desportiva. A FPF percebeu que não há unicamente uma ou duas clientelas a satisfazer, fáceis de gerir com pequenas benesses para manter o poder. Há vários públicos e um mercado sempre renovado por explorar.

São os destinatários de uma Federação, principalmente os atletas, que têm que estar satisfeitos, a praticar uma atividade de que gostam, independentemente do nível, em espaços e enquadramento com qualidade, e com quadros competitivos aliciantes.

A FPF iniciou em 2012 um processo de planeamento estratégico, em que o principal objetivo seria o de ser a modalidade de Pavilhão mais praticada em Portugal.

Foram ouvidos e questionados os dirigentes, treinadores, árbitros, atletas e ex-atletas, e outros técnicos de apoio à modalidade, ninguém ficou de fora da construção de um produto que se queria melhor. Foram apresentados e discutidos resultados, apontados caminhos, objetivos e metas. Todas as “partes interessadas” foram ouvidas, desde a unidade básica do clube, associação distrital, representantes de agentes da modalidade, e setores como o desporto escolar e o desporto universitário.

O plano estratégico para o desenvolvimento do futsal, que teve a sua apresentação pública há 9 anos, assumiu-se como um compromisso de atuação de toda e para toda a comunidade de praticantes e agentes desportivos, foi orientado para a promoção e desenvolvimento dessa modalidade desportiva e nos mais diversos âmbitos de atuação, procura constantemente uma tendência de crescimento sustentado, em todas as idades e em ambos os géneros, das “raízes” ao alto rendimento.

Os resultados desportivos ao mais alto nível, não são fruto do acaso, mas de uma aposta estratégica, aceite por todos e defendida dentro da FPF, de um trabalho feito de forma intencional, como metas e objetivos, que já deu um título Europeu absoluto em 2018, e que agora, está a um jogo de vencer o Campeonato Mundial da modalidade. O futsal e esta seleção são motivos de orgulho nacional, dão cor à nossa autostima, dão-nos uma partilha de alegria coletiva. Extraordinário feito, muitos parabéns e vamos a eles! Força nisso!


Autor: Fernando Parente
DM

DM

1 outubro 2021