twitter

Façamos de cada dia uma «filocalia»

  1. Não falta quem alegue que «gostos não se discutem».Mas o certo é que muitos recorrem ao critério estético para avaliar comportamentos e até conhecimentos.

  2. É frequente ouvir uma mãe repreender o filho por qualquer acção menos correcta, advertindo-o: «Não voltes a fazer isso, que é feio»!Seria expectável que lhe cominasse que a atitude «não é boa». Mas, sabendo as mães como a bondade desabrocha em beleza, elas sentem que a sua ausência torna a vida feia.

  3. Também não é raro, perante um pensamento profundo, reagir com a exclamação: «Que bonito»!A beleza é o corolário da bondade e da verdade, sendo mutuamente convertíveis.

  4. Desde sempre se percebeu que estamos perante universais presentes em todo o ente e maximamente em Deus.Ele é o ápice da bondade, a suprema verdade e a suma beleza.

  5. Não é em vão que o «Bom Pastor» é, originalmente, apresentado como o «Belo Pastor» (cf. Jo 10, 11).Dostoiévski aponta Jesus como o ser «absolutamente belo». O mais intrigante — e também o mais comovente — é notar que a absoluta beleza de Cristo está na Sua paixão, isto é, na Sua entrega, na Sua dádiva.

  6. No fundo, é esta a beleza que «salvará o mundo».Não devemos, pois, estacionar na beleza da tela ou da paisagem. Deixemo-nos envolver pela beleza do gesto. Especialmente pela beleza do gesto de partilha e doação.

  7. Foi neste sentido que o Papa Bento XVI nos convidou a fazer coisas belas e a transformar a nossa vida num lugar de beleza. Nãoadiemos para amanhã a beleza que urge instaurar hoje. O mundo está a ficar feio não só com o lixo das ruas, mas sobretudo com tanta falsidade na vida.

  8. Façamos de cada dia um exercício de «filocalia». Nada nos extasia como «o amor da beleza». E nada nos tornará melhores como a «beleza do amor».Sucede que o amor só é belo quando vai mais longe que a aparência. O amor só é belo quando as pessoas são tratadas como pessoas: desde o primeiro instante até ao último momento.

  9. O amor só é belo quando caminhamos juntos e não deixamos ninguém de lado nem para trás.Só é belo o amor quando nenhum velhinho é abandonado. Só é belo o amor quando cada pessoa é tratada como gente. E quando cada ser humano é querido como irmão.

  10. Olhemos para Jesus. Com Ele, inundemos o mundo de luz.E que a nossa prioridade — em cada dia — seja encher o mundo com sementes de «filocalia»!


Autor: Pe. João António Pinheiro Teixeira
DM

DM

22 outubro 2019