twitter

Eventos, feiras e festas – a sua importância para Braga

Nos últimos 6 anos, a cidade de Braga sofreu uma transformação radical, passando de uma cidade cor de betão para uma cidade colorida e com uma vivacidade exponencial. O paradigma de condução do desenvolvimento económico da mesma deixou de ser orientado pelo elevado índice de construção, diga-se, por vezes, desalinhada, para uma cidade guiada pela aposta no seu turismo, na divulgação do seu património, na aposta nas micro empresas “made in Braga” e numa aposta cultural ao nível da realização de eventos de diferente índole, passando pela área desportiva, cultural, musical e recreativa.

Temos assistido a grandes concertos e feiras temáticas, a eventos desportivos e culturais de renome nacional e mundial no “Altice Fórum” e em outros locais da cidade. A cidade de Braga é uma presença obrigatória no calendário de grandes provas, e isso deve-se a um trabalho de fundo deste executivo camarário e das suas estruturas municipais, que souberam preparar a cidade para tal, dotando-a das infraestruturas necessárias.

Iremos em breve receber a “Final Four” da Taça da Liga de Futebol, um evento desportivo que arrasta multidões para os lugares onde os seus jogos se realizem. Para este evento foi montada uma estrutura na Avenida Central, que permitirá a todos os agentes envolvidos e à própria organização ter todas as condições para promover o evento.

A realização deste evento, em conjunto com os diversos eventos ao longo do ano, atraem à cidade visitantes de vários pontos do país e muitos da vizinha Espanha. Este fenómeno turístico, traduz-se no aumento do nível de consumo no comércio bracarense, quer seja através dos estabelecimentos locais, quer no número de dormidas nos hotéis da cidade. Para além de que a divulgação da cidade pelos media é de tal forma importante, que a cidade acaba de uma forma natural e gratuita a sua publicidade.

O que grande parte dos bracarenses desconhece é que a maioria destes eventos são financiados pelos patrocinadores. Ou seja, há quase um investimento nulo por parte do orçamento da Camara Municipal de Braga, podendo a mesma usar as verbas em outras necessidades do Município. A isto chama-se uma gestão inteligente, pois se a cidade tem as infra estruturas necessárias de forma gratuita, e se um patrocinador assumir as despesas de cada evento, o retorno é absolutamente positivo para a cidade. É necessário ter uma chamada “open mind” (mente aberta), para perceber quais as variáveis que influenciam o desenvolvimento e posterior crescimento económico de um município, independentemente da cor política de cada um.

Este forte investimento feito no turismo em Braga está a ter o seu retorno, pois temos uma cidade ativa, viva e com um crescimento económico considerável. Há então uma consequente melhoria do nível de qualidade de vida dos bracarenses.

Claro que existirá um nicho de bracarenses saudosos de um passado, que não deixa de ser isso mesmo, um passado. Braga hoje é uma Braga diferente, mas sem o estado de espírito correto, a aceitação torna-se difícil. Acabam sempre a criticar tudo e todos, talvez por uma acomodação, ou por outros fatores… A mudança em alguns seres humanos é de difícil aceitação. No entanto grande parte destes críticos, acabam a participar e a usufruir destes eventos

Perguntem aos comerciantes da cidade se estão desagradados com as “festas e festinhas” organizadas nesta cidade…

É imperativo aceitar, que a Braga de hoje, não é a Braga do passado.

Hoje somos uma CIDADE!


Autor: José Macedo
DM

DM

8 janeiro 2020