twitter

Eurodeputado Prof. Paulo Rangel e Prof. Paulo Morais no IPCA

Hoje, dia 14/12, 14Hrs, bem como 3ª, dia 18/12, às 21Hrs, 2 Seminários no IPCA, com a m/coordenação científica, organização e apoio das Direcções da ESG, Departamento e Curso de Fiscalidade, que considero serem da máxima importância. Designadamente numa Escola Superior Pública de Gestão, onde tudo o que contribua para a prevenção da corrupção, é bem-vindo, pois haverá menos pobreza e mais Justiça. Também uma UE mais forte, económica, social, política, cultural e mentalmente são bem-vindas.

Para quando p.e. um salário mínimo europeu? O dia 9/12, foi o dia Internacional ONU contra a Corrupção. Um Seminário sobre «Orçamento, Fiscalidade e Direitos Constitucionais»,com o Sr. Prof. Doutor Paulo Teixeira de Morais, da Universidade Portucalense, Estatística e Matemática. Licenciado em Matemática, MBA de Comércio Internacional e Doutor em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Porto.

Foi Dirigente estudantil. Passou pelo sector empresarial e foi vice-presidenteda Câmara Municipal doPorto, de 2002/05: Urbanismo, Acção Social e Habitação. Regressou ao ensino e à denúncia da corrupção. Integrou a revisão do Índice de Percepções da Corrupção, Transparency International.

Foi perito no Comité Europeu Económico e Social. É Presidente e Fundador da associação Frente Cívica. É perito internacional do Conselho da Europa sobre boa governação pública e anticorrupção e branqueamento. Presidente da Assembleia Geral da Associação Portugal-Moçambique. Publicou os livros “Porto de Partida, Porto de Chegada”, “Mudar o Poder Local”, “Da Corrupção à Crise” e “Janela do Futuro”.

Colaborou com o jornal “Correio da Manhã“. Foi co-fundador e vice-presidente da Direção – Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC), Transparency International.

Foi candidato à Presidência da República. Já dia 18/12/18, pelas 21h00, o IPCA vai receber a visita do Sr. Eurodeputado Prof. Paulo Castro Rangel, num Seminário sobre a União Europeia-Desafios Geoeconómicos e Geopolíticos.

Desde 2009, Deputado ao Parlamento Europeu, Chefe da Delegação Portuguesa do PSD e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPE e do PPE. Em 2009/14 foi responsável pelas relações com os Parlamentos nacionais e a Comunicação. Reeleito em 2014 passou a ser responsável pelo think tank do Grupo PPE, o European Ideas Networke pelo Grupo de reflexão sobre o Futuro da Europa.

É membro da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Vice-Presidente da Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE e Membro suplente da Comissão dos Assuntos Externos, da Delegação à Comissão Parlamentar de Cooperação UE-Rússia, da Delegação para as Relações com os Países do Maxereque e da Delegação à Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo.

Publica semanalmente o “Palavra e Poder" no Público e debate na Rádio Renascença com Medina no “Casa Comum”, assim como no "Prova dos 9", TVI24. Líder parlamentar do PSD em 2008/09, Deputado à Assembleia da República de 2005/09 e Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Justiça do XVI Governo Constitucional. Advogado e docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica, Porto, em Ciência Política e também no MBA Executivo da University of Porto Business School.

Publicou p.e.: "Repensar o Poder Judicial", "O Estado do Estado" e "Uma Democracia sustentável". Em 1989, recebeu o Prémio René Cassin do Conselho da Europa e, em 2009, pelo Presidente da República Federal Alemã, foi condecorado com a Grã-Cruz com Estrela da Ordem do Mérito.

É Director da Associação Comercial do Porto e, desde 2009, Presidente da mesa da Assembleia Geral da RAR, membro eleito do Conselho de Administração da Fundação Robert Schuman, um espaço de reflexão e acção política europeia, presidido por Jacques Santer. Em 2010 participou, a convite do antigo 1º Ministro, Francisco Pinto Balsemão, nos encontros de Bilderberg.Mais informações: https://esg.ipca.pt. Entrada livre e direito a certificado para efeitos curriculares.


Autor: Gonçalo S. de Mello Bandeira
DM

DM

14 dezembro 2018