Existem alguns problemas que podem surgir com as reservas em hotéis, pousadas ou residenciais.
Uma das formas de evitar transtornos durante a sua estadia é confirmar, no momento da reserva, quais os serviços incluídos e os respetivos preços e, se tiver dúvidas, questionar a entidade hoteleira. Deverá igualmente fazer-se acompanhar de documentação comprovativa da reserva.
Um dos problemas mais frequentes na prestação deste tipo de serviço deve-se à atribuição de um quarto com características diferentes às do quarto reservado pelo consumidor, particularmente quando a reserva é efetuada através de sítios da internet.
Nesta situação, não havendo disponível um quarto com as mesmas características contratadas, o consumidor poderá exigir a redução do preço ou a devolução do dinheiro. No entanto, antes mesmo de o consumidor se deslocar na data reservada, é dever do responsável do hotel contactar o consumidor e informá-lo da alteração, propondo alternativas que não prejudiquem o consumidor nem signifiquem transtornos desnecessários.
Existem ainda outras situações em que as unidades hoteleiras não respeitam os direitos dos consumidores. Uma prática comum passa por afixar avisos que desresponsabilizam o hotel em caso de furto. No entanto, este tipo de ocorrências são da responsabilidade do hotel, desde que ocorram dentro dos quartos, pois recai sobre o mesmo o dever de segurança e zelo das suas instalações.
Por outro lado, se se deparar com alguma avaria nos equipamentos existentes no quarto, deverá exigir a mudança para outro quarto ou a reparação em tempo útil do referido equipamento. Se o hotel não atuar em conformidade, tente renegociar o preço pago pela estadia.
Atenção também aos preços dos serviços como refeições no quarto, bebidas do minibar e lavandaria. É obrigatório que em cada quarto e no próprio balcão da receção sejam afixados em local visível os preços destes serviços. Antes de solicitá-los, consulte o preçário. Se posteriormente lhe for cobrado um preço superior, deverá exigir a correção em função do preço indicado.
Em caso de desconformidade deverá expor o problema junto do responsável e procurar o entendimento. Se não for possível, deverá solicitar o livro de reclamações ou contactar diretamente o Turismo de Portugal ou a ASAE.
Sabendo que o turismo transfronteiriço entre Portugal e Espanha é uma realidade na região do Minho e da Galiza, a DECO e a Unión de Consumidores de Galicia assinaram, no passado dia 12, um Protocolo de Colaboração que prevê um maior apoio ao consumidor turista. Desta forma, qualquer consumidor, Português ou Galego, pode recorrer aos serviços da DECO e/ou da Unión de Consumidores de Galicia se enfrentar um conflito de consumo ou necessitar de alguma informação.
Se tiver alguma dúvida ou precisar de esclarecimentos adicionais poderá contactar-nos na Av. Batalhão Caçadores 9, em Viana do Castelo, através do telefone 258 821 083 ou para [email protected]. Poderá também contactar a Unión de Consumidores de Galicia através do +34 981571861 ou do endereço eletrónico [email protected].
Autor: Ana Sofia Aguiar
Espaço DECO: Cuidados a ter com reservas em serviços de hotelaria

DM
15 julho 2018