Sou daqueles que ainda me orgulho de ter raízes rurais. Não com aquele saudosismo idiota em relação à paz e ordem do reino, mas com a certeza de ter sido bem feliz, convivendo com animais. É por isso que ainda hoje gosto de gatinhos fofinhos no facebook, mais do que de discursos de Twiter, tanto ao gosto de alguns reis da selva atuais.
A sério, gosto do convívio com a mais distinta bicharada. Irracional, diga-se. Gatos, cães, pássaros, galinhas, vacas e burros e até certos lagartos e lagartixas que por aí andam. O pior mesmo são os bichos racionais. Alguns são tão irracionais como os outros com a diferença de não serem nada fofinhos. Uma coisa têm em comum: tanto os irracionais como os outros, têm imensa piada.
Pode o leitor perguntar o que é que isto tem a ver com futebol. Muito, digo eu e já se verá como.
Voltando à questão da semana passada. O Sr. Saraiva falou baixinho, como aqui destacamos. E, como se esperava, o Presidente da SAD do SC de Braga respondeu à letra. E de que maneira! De tal maneira que Bruno de Carvalho teve de intervir. E aí é que a pintura ficou toda borrada.
É que o presidente do Sporting resolveu desviar a conversa e passar para o plano pessoal, pondo em causa uns tais negócios de António Salvador com Luís Filipe Vieira, como se viesse revelar um grande crime.
É difícil perceber a intenção disto: estará Bruno de Carvalho a manifestar preocupação com alguma ameaça fatal ou apenas a expressar algum desencanto perante o seu próprio insucesso como empresário? Diz-se por aí que o melhor negócio que até hoje o Sr. Carvalho fez foi a transação do Tanaka. Portanto, falar de negócios com António Salvador talvez seja uma estratégia errada, Sr. Carvalho.
Para além de ser ridiculamente inútil. Por outro lado, acusa António Salvador de não ter falado depois de ter sido prejudicado no Estádio da Luz, frente ao Benfica, na primeira jornada. Na verdade, para alguns, é normal começar o campeonato a chorar. Não é o nosso caso.
Bem, como se vê, este mundo de animais irracionais é quase tão divertido como qualquer documentário da BBC Vida Selvagem. É de rir até mais não. A sério, Sr. Carvalho, não se irrite com isto, tudo isto que eu escrevo, no fundo são elogios, como os que o Sr. Saraiva fez ao SC de Braga. Aqui em Braga até há quem o ache um idiota chapado, imagine, mas não leve a mal, são elogios carinhosos. É a nossa maneira de ser, elogiar os nossos adversários…
Por último, se o Sr. Saraiva e o Sr. Carvalho viessem a ler este texto gostava de lhes agradecer o relevo que têm dado ao nosso clube; eu sei que desde a subida ao poder do Sr. Carvalho temos tantos títulos ganhos como o SCP, mas nós agradecemos tanto destaque.
Essa vontade de nos destruir demonstra um certo receio, não é? Não é preciso, nós nem queremos ser “grandes”. Mas vão ter de nos aturar, ai isso vão! E a primeira prova disso é a forma tão veemente como se têm preocupado connosco.
Autor: Manuel Cardoso
E a novela continua

DM
16 novembro 2017