twitter

Dr. Camacho Vieira – In Memoriam

As pessoas que acompanham o Desporto, talvez em especial as menos jovens, fomos hoje [dia 14 de Março] apanhados com a notícia do passamento do Dr. Camacho Vieira, com a provecta idade de 92 anos. Veio-nos ao consciente da memória o médico da Selecção Nacional de Futebol durante anos e anos (não sei quantos) e, salvo erro, também d´ Os Belenenses.

Quiçá talvez menos conhecida de uma boa parte dos leitores a faceta de (antigo) estudante de Coimbra e notável cantor do respectivo fado. Neste aspecto, veio-me de imediato à lembrança um episódio comigo passado na altura em que eu cumpria a minha comissão de serviço “perdido” algures no mato do norte de Angola, “algures” entre 1968 e 1970; e que passo a partilhar com os leitores.

Simbolicamente “cacimbado” como estava, devido não só mas também ao isolamento, deu-me certa tarde para, com o rádio (a pilhas, claro!) ligado me decidir a gravar o sinal horário das não sei quantas horas para… “quando quiser acertar o relógio, é só pôr o gravador a trabalhar e pronto!”.

Mas eis que logo após o dito sinal o locutor anuncia: “Esta é a Estação Emissora do Rádio Clube do Uíge, a trabalhar com os seus estúdios em Carmona”: e sem mais anunciou o programa “Do Choupal até à Lapa”, programa semanal da Emissora Nacional, de fados e guitarradas de Coimbra, tendo como um dos cantores Augusto Camacho.

Ora, como estudante dessa cidade, de imediato “desertei mentalmente” para, num segundo, estar no Largo da Sé Velha, sozinho a ouvir a serenata, com o camuflado e tudo!

Termino este apontamento com um saudoso F. R. A. à Memória do Dr. Augusto Camacho Vieira

Nota: fui logo ouvir a gravação do referido programa; a qual guardo ciosamente como recordação desses tempos.


Autor: Bernardino L. Costa
DM

DM

18 março 2018