A política continua a despertar entre nós interesses e opiniões, sendo certo que a diferença ocorre quando o cidadão educado não desenvolve polémicas inúteis que podem mesmo originar conflitos. Na verdade, sendo embora importante, não é de todo indispensável pertencer a um partido político, para ter opinião ou fundamentar ideias.
Por outro lado, sabemos que abunda a legislação entre nós, donde resulta, raras são as questões que escapam a normas ou regulamentos… por muito que se argumente ser necessário legislar, ou mesmo se recorra ao argumento da falta de celeridade ou mesmo suspeições sobre quase tudo.
Afinal, coisas bem simples continuam a ser ignoradas ou esquecidas, apesar do manifesto interesse para as populações. Não sei mesmo se a Lei 75/2013 de 12 de Setembro sofreu alterações, mas sei que nas competências materiais das Juntas de Freguesia determinava-se que "competia promover a conservação de abrigos de passageiros existentes na freguesia".
Mesmo que objetivamente nada se diga sobre limpeza ou informação aos cidadãos, por certo da responsabilidade dos prestadores de serviço público, parece evidente enquanto órgão representativo dos cidadãos, lhe compete também pugnar pelos seus interesses.
A questão é, pois, bem simples: diligenciar pela limpeza nesses locais, nomeadamente recolha do lixo dos caixotes ou recipientes ali colocados e solicitar nas paragens informação sobre horários de autocarros, para informação dos cidadãos.
São, afinal, coisas bem simples, como estas que demonstram o comportamento dos cidadãos e a preocupação de colaborar para satisfação de quem ainda utiliza os transportes públicos neste país. Em concreto, refiro-me à Freguesia de Tadim, mas é evidente que estas situações ocorrem por todo o lado.
Autor: J. Carlos Queiroz
Do outro lado da linha
DM
13 maio 2018