Medalhas essas que poderiam ter sido conquistadas em representação de um país ou por diferentes países. Depois, como conteúdo fundamental da pesquisa, tentou encontrar pontos comuns na personalidade, nos formatos de atuação e nas metodologias adotadas. O tema é muito interessante. Para além de um discurso muito correto, simpático, Sérgio Lara, treinador espanhol de basquetebol, foi capaz de sintetizar em alguns pontos, tudo aquilo que carateriza anos e anos intensos de dedicação a este fenómeno que é ser “treinador”. Neste caso, “Supertreinadores” olímpicos.
A expressão oral foi extraordinária, dinâmica, simpática e com excelente sentido de humor. O formato da apresentação foi muito bem conduzido. Mas, isso poderia ser entendido como uma forma de esconder alguma coisa, mas não, reforçou a importância do tema e o quanto se devem analisar todos aqueles que são impulsionadores e líderes de determinados fenómenos desportivos.
As conclusões desta apresentação foram também muito pragmáticas. O estudo aponta para duas áreas nucleares da personalidade/intervenção dos treinadores: a exigência e a benevolência. Ou seja, estes treinadores assumem uma busca incansável de excelência equilibrada, entre a paixão da modalidade e o desejo fervoroso de ajudar e cuidar dos outros. O(s) atleta(s) é sempre o destinatário e, simultaneamente, a bússola. Estes treinadores assumem-se como verdadeiros “camaleões”, que se revestem de fatos consoante a situação e que o(s) atleta(s) necessita.
No tocante à “determinação /exigência”, o treinador espanhol, apontou 5 itens de enorme importância e comuns em todos esses treinadores: #1 – “Exigência constante”; #2 “Sentido muito elevado de dever e da missão”, #3 “Necessidade patológica de ganhar”, #4 “Compromisso absoluto” e #5 “Visão alargada”, ou seja, a capacidade anormal de antecipar alguns acontecimentos próximos ou afastados no tempo. No que se refere à “Benevolência”, também mencionou 3 pontos comuns: #1 “Primeiro a pessoa”, ou seja, antes de um atleta existe uma condição humana que o reveste, que deve ser sempre atendida e é referida como fundamental para o sucesso; #2 “Capacidade de ouvir”, ou seja, a capacidade de entender as motivações do(s) atleta(s), e #3 “Amanhece todos os dias”, numa clara referência à importância que tem a perseverança, corra bem ou mal, no dia seguinte o processo continua, mas também a importância da estabilidade e de perceção que os contextos de continuidade assumem no processo de formação e de treino.
Em suma, esta apresentação deu para entender que a elasticidade cognitiva e emocional do treinador são aspetos determinantes para que o sucesso seja atingido. Nem todos podemos ser “supertreinadores” mas, possuir valores e uma filosofia forte, dura e prolongada, de vida e de atuação com os processos que se lideram, são aspetos decisivos para se atingirem resultados desportivos e um impacto forte na vida dos outros.
Autor: Carlos Dias