Prestes a concluir-se o ano de 2018, importa fazer um balanço do que mais relevante se passou do ponto de vista desportivo e realçar as conquistas obtidas por entidades e clubes da nossa região.
Nada melhor como dedicar uma especial atenção à Cidade Europeia de Desporto Braga'2018, já que esta viveu um ano repleto de organizações desportivas das mais diversas modalidades. Foram mais de 600 eventos realizados em mais de 80 modalidades distintas, mais de 150 mil participantes e um milhar de voluntários aderentes deram corpo a um ano invulgar de salutar prática de atividade física e desportiva.
Nesse contesto a CED'2018 deixa um legado precioso para o futuro desta cidade. Reconhecida pela ACES Europa como a melhor Cidade Europeia em 2018, Braga saberá honrar esse título conquistado, dando seguimento ao trabalho desenvolvido até aqui, continuando a promover a atividade física e o desporto como meio para alcançar um estilo de vida mais saudável.
Estou certo que as melhores coisas, são, na maior parte das vezes as mais simples.
Com uma dinâmica muito própria Braga acolheu muitos eventos desportivos mas, paralelamente, recebeu os mais belos momentos no que concerne a atividades culturais e sociais. E deixem-me que lhes diga, sem falsa modéstia, que a Cerimónia de Abertura dos Campeonatos Nacionais Escolares, que juntou quase 2000 pessoas, foi um dos momentos altos que a CED recebeu. O desporto foi, nessa noite, o encantador desalas, que alegrou todos aqueles que presenciaram aquele extraordinário espetáculo.
Num ano de conquistas realce para a vitória do SC Braga na Liga dos Campeões de futebol de praia, depois de se ter sagrado campeão nacional da modalidade.
Ainda no futebol, saliência para a vitória do Aves na Taça de Portugal, ao vencer o Sporting CP, seis dias após a insólita invasão à Academia de Alcochete.
Quanto às figuras da nossa região, destaque para o feito do canoísta Fernando Pimenta que conquistou duas medalhas de ouro em K1 1000 e K1 500 no campeonato do mundo de canoagem.
Realce ainda para a medalha de prata (-80 kg) alcançada no taekwondo por Júlio Pereira (SC Braga), que foi 2.º classificado no europeu da modalidade. Saliência também para as suas colegas de equipa, Léa Barros que foi medalha de bronze no europeu de karaté, e Tânia Barros que alcançou a medalha de bronze no campeonato do mundo júnior de karaté.
Destaque ainda para David Machado, do Clube Ponto COM, que obteve a medalha de prata no Mundial de Orientação/BTT. Ainda a nível internacional, Daniela Araújo (Univ. C. Braga) foi medalha de prata no mundial universitário BTT Downhill e João Pereira (UM), medalha de bronze no mesmo mundial.
Nuno Brito (ABC), ao serviço da seleção nacional de andebol de praia, obteve a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados na Argentina. Não posso também deixar uma referência para o nadador José Paulo Lopes que na Gymnasiade Escolar-ISF em Marrocos obteve a medalha de ouro nos 200 m estilos; prata nos 400 m estilos e bronze nos 400 m livres.
O legado aqui fica, agora é continuar o trabalho!..
Nota: Bom ano para todos os estimados leitores.
Autor: Luís Covas
Desporto bracarense em ano de sucesso
DM
28 dezembro 2018