1. Você não é um desempregado, é somente uma pessoa à procura de uma oportunidade melhor e que em simultâneo tem o prazer de gozar a vida da melhor forma. Conte esta história aos seus familiares e amigos.
2. Prepare um bom CV, de preferência somente com uma página, com uma bela foto, pois quem recruta não tem tempo para ler longos textos e ao olhar para a sua foto vai ter logo uma primeira noção se gostará ou não de trabalhar consigo.
3. Uniformize todas as suas redes sociais (Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram, etc) com descrição de quem você é ou do que pretende fazer. Crie links entre as várias redes sociais. Tenha uma postura formal só comunicando assuntos de valor acrescentado para a sua audiência.
4. Foque-se naquilo que faz melhor ou que acha que pode vir a fazer e procure trabalho ou crie trabalho somente nessa área. Se dispersar demasiado a sua atenção e energia por várias funções vai demorar mais tempo a regressar ao trabalho.
5. Faça muito networking, visite feiras, esteja presente em palestras, vá a festas, a formações, e não se esqueça de falar sobre aquilo que faz bem, faça as pessoas sentirem que estão perante um especialista na sua área de saber.
6. Pratique voluntariado, inscreva-se em organizações não lucrativas, ofereça sempre muito sem esperar receber nada em troca.
7. Aproveite o tempo livre para fazer formações e certificações naquilo em que já é bom ou no que pretende vir a ser.
8. Não perca muito tempo a ler jornais e a pesquisar sites de emprego, ferramentas como o site www.indeed.pt fazem esse trabalho por si, só necessita de utilizar bem as pesquisas existentes nesse site.
9. Contacte de forma espontânea as empresas onde gostaria de trabalhar. Seja muito cordial mas ao mesmo tempo ambicioso. A maioria das vezes não obterá resposta, por isso volte a contactar sem ser chato.
10. Faça vídeos com regularidade, o ser humano é curioso, vai querer saber mais sobre si. Quando tiver um número interessante de vídeos, crie o seu próprio canal Youtube.
11. Pratique desporto, pois a energia positiva que isso lhe vai trazer será importante para a busca de trabalho, e para o seu bem-estar quando enfrentar muitas entrevistas.
12. A maioria dos recrutadores vai entrevistá-lo e testá-lo em conhecimentos técnicos, por isso introduza sempre que possível o fator humano, fale da sua família, dos amigos, das suas atividades sociais e comunitárias, de como cuida da saúde, marcando assim muitos pontos pela diferença.
13. Nunca mostre desespero nem desânimo, a oportunidade está mesmo ao virar da esquina.
Boa sorte para o seu novo emprego, esforçou-se o necessário e o universo acaba de o presentear com um magnífico trabalho onde se sentirá feliz e recompensado. Acaba de ser contratado pela melhor empresa do mundo!
Autor: ilídio Faria