Por diversas vezes afloramos, em artigos anteriores, a importância do desporto na formação integral de uma pessoa.
Continuamos a acreditar que é através da informação e do conhecimento que podemos transmitir uma imagem muito positiva do que o desporto pode influenciar e contribuir para a melhoria da formação até ao estado adulto.
Creio que os melhores exemplos que possamos dar são o de pessoas que em tempos praticaram desporto e posteriormente atingiram sucesso nas suas vidas em áreas distintas. Porquê? Porque acreditamos que algumas das principais razões para a obtenção deste sucesso, podem ter sido adquiridas na prática desportiva. Características como o trabalho em equipa, o espírito de sacrifício para a obtenção de um objetivo, a capacidade de organização e de gestão do tempo, para conseguir conciliar estudos com a prática desportiva, entre outros, são sem dúvida, qualidades que o desporto pode oferecer a todos os seus praticantes e que certamente terão influência nas suas vidas futuras.
Estou certo que as grandesconquistassão momentos maravilhosos, que ficam gravados eternamente na nossamemória. Esses momentos, embora fantásticos, não garantem o sucesso seguinte. A garantia de umpadrão de sucesso, está na capacidade de sair, tão rápido quanto possível, do “topo da montanha”. Se a essa capacidade juntarmos acompetência,determinaçãoe ocompromisso, temos a receita para muitos sucessos, garantindo uma vida no desporto de excelência. Quem, por outro lado, após uma grande conquista, tem dificuldade em definir novos objetivos, tende a ficar amarrado a sucessos passados e descarta a possibilidade de padronizar o sucesso.
Como dizia “Jim Rohn”, escritor e palestrante motivacional, “O sucesso não acontece da noite para o dia”. Ele reconhece que esta é uma frase que ouvimos muitas vezes mas realça que, se tivermos mais vezes presente esta frase, vamos ter a capacidade de estabelecer objetivos realistas, vamos apreciar cada passo, por muito pequeno que seja, na direcção do objetivo e vamos também, aumentar a nossa capacidade de lidar melhor com os insucessos que possam surgir no caminho. O caminho do sucesso, muitas vezes não é uma autoestrada, mas sim uma estrada nacional com alguns buracos. O importante é garantir que, numa ou noutra situação, o nosso comportamento deve ser decampeão!
Quem não conhece casos de sucesso em atletas de alto rendimento e que obtiveram sucesso na sua vida profissional? Casos como de Carlos Lopes, Rosa Mato, Carlos Resende, Fernanda Ribeiro, Albertina Machado, Paulo Faria, entre tantos outros que poderia elencar mas que se tornaria fastidioso. E que não conhece Júlio Magalhães, hoje jornalista de sucesso, no Porto Canal, depois de ter começado na RTP, tendo passado pela TVI, praticou basquetebol, mas são poucos os que sabem que ele é detentor do recorde de pontos marcados num só jogo de basquetebol em Portugal. Por isso lhe deixo este legado de exemplos, que os mais novos podem e devem seguir, terminado com a frase de uma atleta, ”se queres consegues, se não queres arranjas desculpas”. Então não arranjem desculpas!..
Autor: Luís Covas
Caminho do Sucesso

DM
18 janeiro 2020