Aproxima-se mais uma Black Friday, ou seja, a sexta-feira negra na ida às compras, dia em que são lançadas promoções bastante acentuadas nos bens de consumo.
No entanto, se não estiver atento corre o risco de comprar um produto com o mesmo preço que no resto do ano ou com uma promoção muito mais baixa do que a anunciada.
Por esse motivo, a DECO lançou uma plataforma que permite comparar preços e ajudar a perceber se os descontos anunciados em épocas como a Black Friday são boas oportunidades de compra ou, pelo contrário, uma fraude.
Esta ferramenta de pesquisa regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online ao longo dos últimos dias, para aconselhar ou não a sua compra.
Basta pesquisar o nome da loja e do produto, ou, mais simples ainda, inserir na caixa “Pesquisa pelo URL” o link completo do produto tal como surge na loja online. O resultado devolvido é um semáforo com três cores e significados diferentes, baseados no histórico de preços dos últimos 7 e 30 dias:
• Verde, caso se trate de um bom negócio face ao histórico de preços do produto na loja pesquisada;
• Amarelo, para produtos cujos preços atuais exibam pouca diferença em relação aos 30 dias precedentes;
• Vermelho, quando a compra é desaconselhada porque o preço do produto já esteve significativamente mais baixo.
O veredicto surge acompanhado por informação sobre a evolução dos preços registada nos últimos 7 dias, 1 mês e 3 meses. É também exibida informação sobre os preços praticados por outros vendedores para o mesmo produto, com os links diretos para as respetivas lojas online.
Antes de avançar para a compra, é aconselhável pesquisar sobre os produtos e confrontar os preços de várias lojas – uma tarefa que a ferramenta Comparar Preços facilita. Clique nos separadores para ler outros conselhos úteis. Aceda também aos nossos comparadores para obter informação detalhada sobre o desempenho e avaliação de qualidade de diversos produtos em testes independentes.
Este ano, a Black Friday decorre a 24 de novembro (em algumas lojas estende-se por mais dias). Como sempre, traz consigo o anúncio de grandes descontos numa série de produtos. Porém, por vezes, esta propaganda não corresponde a verdadeiras oportunidades para fazer bons negócios. Em 2015 e 2016, por exemplo, detetámos vários casos de subida dos preços dias antes da Black Friday, por forma a simular promoções mais interessantes, mas enganosas para o consumidor.
Autor: Lúcia Miranda
Black Friday

DM
22 novembro 2017