twitter

A visão na prática desportiva

O apelo à prática do desporto está perfeitamente enraizado na nossa sociedade. Faz bem não só à saúde física como à mente.

No entanto existem algumas condições que podem restringir a prática desportiva. Alguns de nós, provavelmente, lembram-se daqueles colegas que nas aulas de educação física tinham que utilizar “os óculos”!

A decisão de usar ou não os óculos nas aulas de educação física era sempre preocupante, pois se os usava, conforme o desporto, a probabilidade de partir os óculos era elevada e para diminuir esse risco, muitas vezes, era o desempenho e a performance que ficavam a perder, pois aí surgiam dificuldades em seguir os exercícios que exigiam alguma precisão (lançar ao cesto, rematar à baliza, etc.).

Estas limitações serão mais notórias quanto ao nível da prática do desporto. Hoje, felizmente, há soluções para ultrapassar essas limitações e é justo que lhes proporcionemos as condições necessárias para que a prática desportiva seja feita na sua plenitude.

Se pensamos na roupa, nos ténis, na touca, o que for preciso para o desporto em questão, não nos podemos esquecer da visão, principalmente daqueles que todos os dias necessitam dos seus óculos para o seu dia-a-dia.

Normalmente a exigência do pormenor não é tão grande como numa sala de aula, mas existem situações em que é realmente desconfortável, para o jovem, se não tiver uma solução ocular que lhe permita ver bem na prática do desporto.

Para os mais jovens as alternativas mais comuns são uns óculos de proteção para desportos com bola, de algum contacto, ou uns óculos de natação graduados.

No caso dos primeiros é fundamental a resistência dos materiais, quer das lentes quer das armações não sendo estes para usar na rua, todos os dias. O fundamental é o conforto e a segurança para uma boa visão, sendo cada vez mais leves e esteticamente adequados.

Mas a utilização de uns óculos específicos para a prática de desporto não está limitada só aos mais jovens, pois os adultos também os utilizam, preferencialmente a opção é por lentes de contacto, o que lhes permite também fazer desporto. Um dos desportos mais caraterísticos é o ciclismo e, mais recentemente, o BTT.

Estamos todos familiarizados a ver provas de ciclismo em que os seus praticantes aparecem com óculos muito coloridos, lentes de todas as cores (por fora e por dentro). A coloração dessas lentes está associada à adaptação nas mudanças de luminosidade. Mas, como não podia deixar de ser, para além da adaptação à luminosidade e segurança, muitas são já as alternativas onde é possível colocar a graduação.

Os praticantes, principalmente os de fim-de-semana, também querem uns óculos cheios de estilo mas que incluam a sua graduação. O mercado tem sabido responder às necessidades e hoje existem todo o tipo de soluções e para todas as carteiras. O importante é escolher uma solução de qualidade e adaptada às suas necessidades físicas e desportivas.

Por isso faça desporto sem qualquer problema de visão pois não existe razão nenhuma para não o fazer!..


Autor: Luís Covas
DM

DM

5 outubro 2018