twitter

A Ordem Afonsina tem novos órgãos sociais

Em Assembleia Geral do passado mês de abril de 2021, no auditório do antigo Hospital da Santa Casa da Misericórdia (Guimarães), a Ordem Afonsina, procedeu à eleição e posse dos titulares dos novos orgãos sociais, com mandato para o período de dois anos (2021-2023).

A associação nasceu, por escritura pública, de 13 de fevereiro de 2019 com o objetivo fundamental estatutário de “estudar, investigar e divulgar a Vida e Obra do Rei Fundador” e a procura da verdade histórica. Outro importante objetivo consiste na promoção da figura do nosso primeiro monarca, como símbolo da identidade de Guimarães, que lhe serviu de berço, e como fundador da nação portuguesa e, consequentemente, fundamento da construção da grande pátria lusófona. Deste modo, a lusofonia justifica a participação da CPLP nas comemorações, em 2028, dos 900 anos da Batalha de S. Mamede (24 de junho de 1128), facto histórico mais adequado para se comemorar a fundação de Portugal.

No curto espaço de dois anos – e apesar das limitações decorrentes da pandemia que obrigou ao cancelamento de parte dos eventos culturais e sociais programados - a primeira Direção e o Conselho Fiscal (cessantes) obtiveram resultados consideráveis, que cumpre agora recordar:

1.º - Resolução de questões ligadas à legalidade e ao bom funcionamento da Associação.

2.º - Criação do logótipo e do traje oficial para utilizar nas cerimónias solenes.

3.º - A obtenção do Executivo Camarário, no regime de comodato, da loja nº 18 do Mercado Municipal, para sede da Associação.

4.º - Congregação de esforços para um trabalho cultural com outras associações locais e com o município vimaranense.

5.º - Angariação de um crescente número de associados, revelando um reconhecimento público da justa causa pugnada pela Ordem Afonsina.

6.º - Participação da Ordem de Ourique na entronização dos membros fundadores (19 sócios) da Ordem Afonsina.

Saliente-se que o bom êxito de parte desta atividade teve o contributo precioso do Dr. Florentino Cardoso, 1.º Secretário da Mesa da Assembleia Geral cessante e agora Presidente da nova Direção.

Em conclusão, dir-se-á que nestes dois anos de existência, grande parte das atividades da Associação foi ocupada na criação e consolidação dos alicerces materiais, ténicos e burocráticos que permitirão, a partir de agora, que a Ordem Afonsina possa cumprir plenamente a missão para que foi criada, com os olhos postos nas comemorações centenárias de 2028, com a participação de todos os países da lusofonia. Recorde-se que a língua portuguesa é falada por 265 milhões de pessoas, sendo a 4.ª mais falada.

Registe-se, finalmente, o elenco dos novos titulares dos orgãos sociais: MESA DA ASSEMBLEIA GERAL: Mário André Pereira Veríssimo; Rui Manuel Sá Queirós; Rui Porfírio Lopes da Silva. DIREÇÃO: Florentino Armando Faria Cardoso; Maria Albertina do Amaral – Relações com a Igreja. Católica e Cultura Religiosa; Hermenegildo Moreira da Encarnação – Relações com as instituições Académicas, Políticas e Empresariais; Armindo Nuno Costa Ferreira – Área do Marketing; Rui Alberto da Rocha Antunes Viana – Área do

Design; José Luís da Costa Mendes Ribeiro – Áreas da Rádio e TV; Abel Alexandre Machado Cardoso – Relações co países da CPLP e Organização de Eventos; André Peixoto Abreu Borring – Relações Luso-Brasileiras; Marco Paulo Ribeiro da Silva – Áreas das Redes Sociais, Fotografia e Tesouraria; Eliseu de Jesus Neto Sampaio – Área da Comunicação Social; Márcio Ricardo Ferreira Fernandes – Relações com instituições Militares e Secretaria. CONSELHO FISCAL: Luciano Veiga Baltar; Carlos de Faria Malheiro Rodrigues; José Joaquim Vilela Borges.
Autor: Narciso Machado
DM

DM

8 maio 2021