twitter

“A importância da estimulação na infância!”

Que os momentos de lazer e cuidados com os filhos são importantes para uma infância saudável não é segredo para ninguém. Porém, cada vez mais se destaca a importância de estimularmos a criança como forma de a tornar capaz de se relacionar, refletir, tomar decisões e aprender.

As crianças necessitam de ter uma rotina bem planeada e organizada, como forma de proporcionar conforto e segurança, mas precisam também de tempo para brincar estimulando a imaginação e a expressão de sentimentos.

Deixo-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para estimular o seu filho:

Fomentar o Amor e Gerir o Stress: Demonstre o seu Amor de forma clara. Carinho, palavras afetuosas e de incentivo, elogios, além dos cuidados básicos devem fazer parte da rotina da família.

Evite que a criança presencie os problemas dos adultos: contas, trabalho, obrigações e tudo o que uma rotina requer, acabam por enfraquecer o convívio familiar, transformando-se em falta de afeto e atenção;

Falar e Contar: Sempre que falar com o seu filho, faça-o normalmente, sem usar uma linguagem infantilizada. Usar palavras inventadas prejudica a aprendizagem correta da linguagem. Contar e associar objetos é importante para que a criança aprenda um novo vocabulário e para que comece a ter a ideia de ordem, sequência e tempo.

Ler e refletir: A maioria dos pais reconhece a importância leitura, porém, não basta somente reproduzir as histórias! Antes de virar a página, pergunte ao seu filho o que acha que vai acontecer a seguir! Os “pequenos” precisam ser mais que meros ouvintes…devem participar! É preciso discutir a história, mostrar as imagens, explorar as cores, enfim, ajudá-las a aprender e pensar.

Os pais e cuidadores devem partilhar a responsabilidade de estimular os filhos. Ter o Amor da Família nesta fase de desenvolvimento, aumenta a possibilidade de um futuro mais risonho!


Autor: Carla Oliveira
DM

DM

3 março 2022