twitter

Andorinhas continuam a voar alto

Embora não estejamos na Primavera, as andorinhas continuam a dar que falar. Mas não me refiro às aves, e sim ao Bairro das Andorinhas, em Braga. Por aqui, as asas que nos elevam são o esforço, o compromisso e a união dos moradores que têm transformado a comunidade num verdadeiro exemplo de dinamismo e coesão social.

Terminou agora a segunda edição do projeto Viva às Andorinhas. E o balanço é tão positivo que merece ser partilhado. Em dois anos, muita coisa mudou. Reforçámos o gabinete de saúde, expandindo os serviços para incluir consultas de psicologia e consultas dentárias, além dos rastreios e das sessões de nutrição já existentes. Num tempo em que o acesso à saúde continua a ser uma dificuldade para tantas pessoas, estes serviços fizeram – e fazem – toda a diferença. São respostas concretas as necessidades reais dos nossos moradores.

Também as crianças e jovens foram, mais uma vez, uma prioridade. Foram ao Parque Aquático de Amarante e ao Jardim Zoológico de Lisboa. São experiências únicas para muitos deles, oportunidades de descoberta que ficarão na memória, onde viveram estes dias com toda a alegria que a juventude merece. Momentos como estes não são apenas "dias fora de casa". são dias que alimentam sonhos, criam memórias felizes e fortalecem o sentido de pertença. 

No apoio às famílias, mantemos o incentivo à natalidade, com a entrega de um cheque-bebé de 100 euros a todas as crianças nascidas em 2024. Sabemos que é apenas um pequeno gesto, mas é porque acreditamos no futuro dos nossos moradores e valorizamos as novas gerações.

Um dos momentos altos desta edição foi, sem dúvida, o 2.º Encontro de Moradores e Ex-Moradores, que juntou 500 andorinhenses num dia de partilha e convívio. Foi um dia que reavivou memórias, reforçou laços e lembrou a todos que, mesmo aqueles que já partiram para outros lugares, as Andorinhas continua a ser o ninho deles.

Outro destaque foi o almoço de Natal para os nossos seniores, onde reunimos 50 moradores num ambiente acolhedor e cheio de boas energias. A valorização dos mais velhos, que tanto deram à nossa comunidade, é uma parte essencial do trabalho que desenvolvemos. 

Dizem que o Bairro das Andorinhas é um exemplo na área social. Este reconhecimento enche-nos de orgulho, mas é também um lembrete de que o caminho até aqui não foi fácil. O sucesso do projeto que tenho o privilégio de coordenar deve-se ao trabalho incansável da Associação de Moradores e ao apoio dos nossos parceiros, como o caso da Bragahabit. 

Com o projeto Viva às Andorinhas', temos transformado desafios em oportunidades. Com o sucesso das duas primeiras edições, a terceira edição já está em curso, com novas ideias e um grupo empenhado de homens e mulheres determinados a voar ainda mais alto.

O Bairro das Andorinhas é muito mais do que um bairro. É uma comunidade unida, persistente e corajosa. Aqui, acredita-se que juntos conseguimos fazer a diferença. O compromisso de fazer mais e melhor mantém-se firme, garantindo que o futuro será, com toda a certeza, ainda mais promissor, onde a união, a solidariedade e a esperança nos fazem voar cada vez mais alto. 

E, mesmo fora da Primavera, no nosso Bairro, as andorinhas nunca deixam de voar.

João Ricardo Silva

João Ricardo Silva

11 janeiro 2025