twitter

Os Liberais nas Autarquias Locais

 

No próximo dia 12 de Dezembro de 2024 comemoram-se 48 anos das primeiras eleições Autárquicas do pós-25 de Abril, data que merece uma celebração própria dada a importância que o tema representa para todos nós.

Um pilar fundamental para a Liberdade

As eleições autárquicas de 12 de Dezembro de 1976 marcaram mais um passo na pacificação do país pós-revolucionário, numa época em que o Período Revolucionário Em Curso ainda se fazia ecoar, tendo sido um primeiro avanço para uma descentralização das decisões entregues à população.

Como sabemos, um dos pilares fundamentais do liberalismo é o princípio da subsidiariedade, figura que representa o expoente da delegação da decisão aos órgãos mais próximos do eleitor, a Câmara e as Assembleias Municipal e de Freguesia. É, pois, para a Iniciativa Liberal, uma data que tem sido assinalada de diversas formas, sempre com o intuito de promover uma literacia política e de cidadania, impelindo todos os habitantes a retomarem a participação nos momentos e locais de decisão dos interesses comuns.

Os liberais nos órgãos de decisão locais

Desde as últimas eleições Autárquicas que a IL tem representantes nas Assembleias Municipal e de Freguesia. Tem sido realizado um trabalho de enorme relevância na mudança de paradigma de abordagem a certos assuntos tabu, de forma despretensiosa, aberta, inclusiva e principalmente de forma responsável. A tónica dominante é a da necessidade de transparência e da boa gestão de todo o dinheiro público. São passos exigíveis ao cabo de quase 50 anos e que ainda encerram resistências múltiplas a quem se reveste de um manto intocável, ou de único detentor do saber governar, em tons mais ou menos paternalistas, dando uma ideia de inevitabilidade da boa condução dos destinos pelos mesmos.

A IL cresceu e tornou-se na terceira força política em Braga, estando hoje mais bem preparada para assumir as responsabilidades que os eleitores nos entregam em doses mais largas. A IL está hoje capacitada para responder aos desafios que a modernidade nos impõe e para a imprimir mais dinâmica e desburocratização aos processos que necessitam de agilidade e frescura dos novos actores políticos.

Os liberais e as crónicas nos jornais locais

Desde que, felizmente e em boa hora, se introduziu a limitação de mandatos aos eleitos locais, deixámos de ouvir a expressão “Dinossauro Político”, algo que desprestigiava a qualidade da democracia, além de favorecer muitas estruturas tentaculares locais que capturaram o aparelho do estado local e o tornava discricionário nas decisões. Braga foi um desses casos, e as mudanças são notórias. Com ela, chegaram outros partidos, onde se inclui a IL; e em poucos anos, a forma de actuação passou a ser pautada por um maior respeito pela palavra do eleitor, sendo que o contributo da Iniciativa Liberal se reveste de especial relevância.

Não podemos deixar de relembrar a importância de cada uma das eleições, procurando mobilizar todos os interessados em participar, relegando as lutas internas partidárias locais para a espuma dos dias e o caixote do lixo da história.

Lançamento do livro “Liberais no Poder Local”

Concluindo, será lançado no próximo dia 12 de Dezembro um livro que reúne artigos de vários liberais publicados na imprensa local, e primordialmente neste espaço de que o leitor está a usufruir. É mais uma forma de dar o nosso contributo para o desenvolvimento da autonomia local, registando novas ideias e opiniões capazes de rasgar novos horizontes e abrir discussões que promovam as melhoras escolhas e decisões, no superior interesse da comunidade Bracarense.

Não poderíamos escolher melhor data para o lançamento.

Comemoremos o aniversário das primeiras Eleições Autárquicas com a pompa e circunstância que elas merecem, disponibilizando um manual de boas práticas e de ideias que os mais atentos saberão fazer suas, a bem do nosso futuro.



 

Sérgio Gomes

Sérgio Gomes

Sérgio Gomes

Mário Queirós

1 dezembro 2024