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Braga e o TGV

Foi aprovada a discussão pública da revisão do PDM - Plano Diretor Municipal de Braga e, com ela, surgiu o anúncio da localização da estação do comboio de alta velocidade em Semelhe e Gondizalves.

A proposta do novo PDM ainda não é pública, mas dizem que as Juntas de Freguesia já foram ouvidas quanto à localização da Estação da Alta Velocidade. Não, as Juntas de Freguesia não foram ouvidas, sobretudo num quadro de desenvolvimento coeso do território. Dizer que já foram ouvidas as Juntas de Freguesia é querer enganar os bracarenses e criar a ideia de que o PDM foi participado. Nem sequer o Conselho Consultivo da Mobilidade de Braga foi ouvido e envolvido. Ou seja TGV e BRT nascem com o mesmo ADN… o das parcas informações.

Ainda não se conhece o PDM que terá discussão pública durante um mês, provavelmente em dezembro.

Braga é uma cidade em crescimento e a ferrovia contribui para o seu desenvolvimento económico e social, para a mobilidade de quem procura Braga e para continuar a atrair negócios para a cidade.

Para servir Braga, a estação da Alta Velocidade tem de estar o mais próximo possível da cidade. A opção de Semelhe e Gondizalves é refutada por técnicos e especialistas e a IP - Infraestruturas de Portugal está a projetar uma localização mais próxima do centro de Braga, que se articule com a atual linha de comboios Braga – Porto, tirando partido do facto de a linha de Alta Velocidade já está projetada para cruzar em túnel esta linha em Ferreiros.

Ferreiros está junto das ligações da cidade às auto estradas A3 e A11.

Acresce que o Plano Nacional Ferroviário incluiu ligações ferroviárias de Braga para Guimarães, de Braga para Barcelos e de Braga para Vila Verde. O PDM não pode deixar de fazer as reservas de espaço que criem condições para estas futuras ligações.

Se olharmos para a solução encontrada na Gare do Oriente de Lisboa, em Campanhã ou em Santo Ovídio, Gaia, a localização escolhida é exatamente onde as linhas de metro (BRT em Braga), a Alta Velocidade e a linhas convencionais se encontram no mesmo ponto. Para o passageiro é maravilhoso não ter que fazer transbordos longos e ter tudo muito próximo. Onde se conseguia fazer algo semelhante em Braga? Em Ferreiros.

Tomar decisões que garantam o interesse do concelho, da região e da sua população é Amar e Servir Braga.

Ricardo Jorge P. Silva

Ricardo Jorge P. Silva

26 novembro 2024