Um aplauso ao Fair Play!.. Gesto de Pepê, no passado fim-de-semana no Estádio do Dragão, no jogo entre o FC Porto e o Estoril Praia, corre mundo!
Pepê parou um ataque da sua equipa, quando dispunha de uma ocasião soberana para marcar um golo, ao verificar que um adversário tinha caído e se lesionara com alguma gravidade. No momento alguns adeptos do clube portista não gostaram mas hoje é opinião unanime que se tratou de uma atitude nobre, invulgar mas exemplar, dado que não se aproveitou da situação para marcar um golo, aplaudida por muitos e reconhecida pelo adversário!
Situações como esta merecem ser lembradas, realçadas, destacadas, repetidas vezes sem conta! Colegas de equipa, adversários e adeptos ovacionaram a atitude protagonizada pelo brasileiro ao serviço do FC Porto. O próprio treinador dos dragões, Vitor Bruno, salientou a atitude do seu jogador ao afirmar - “acho que é um hino ao futebol, o maior hino ao futebol o que aconteceu”. Mais referiu -“gosto que os jogadores sejam sempre muito honestos dentro de campo”.
A ação de Pepê ultrapassou fronteiras e muito honestamente deveria servir de exemplo, não só para todos os praticantes desportivos como para espectadores e dirigentes responsáveis pelos clubes quer sejam profissionais ou amadores! Um qualquer jogo, seja de que modalidade for, é muito mais que uma luta entre dois adversários que qualquer um deles quer ganhar! Há valores que o desporto nos ensina não só o respeito pelos colegas, adversários, árbitros, espectadores bem como o cumprimento das regras e regulamentos.
Os valores que a sociedade transmite ao Desporto, tais como a honestidade, a lealdade, a sinceridade, entre quem participa na competição desportiva e o respeito pelas regras de condutas cívicas e desportivas por parte de quem é responsável pela orientação desportiva, tendem cada vez mais a serem consideradas irrelevantes e a estarem em vias de extinção, dando origem a muitas situações desagradáveis.
No entanto a prática desportiva pode proporcionar uma correta transmissão de valores, se observados os princípios e a importância desses mesmos valores, no processo formativo dos jovens para que possamos ter melhores cidadãos no dia do amanhã. Nesse âmbito considero de fulcral importância a intervenção dos agentes responsáveis, ou seja o Professor/Treinador/Monitor na formação técnica e pedagógica dos jovens e de todos os praticantes desportivos.
Assim, como princípio fundamental, a prática desportiva das crianças e jovens deve sempre ter em consideração o interesse do jovem, devendo os responsáveis promoverem e zelarem pelo respeito dos valores desportivos, a fim de que no futuro tenhamos uma sociedade mais justa, mais saudável e mais feliz!
É irrefutável que o Desporto reflete os valores culturais básicos do meio em que se desenvolve e portanto, atua como "transmissor de culturas". E se for boa naturalmente que enriquece o jovem, caso contrário vai empobrecer e denegrir o desporto e a sociedade. Por esse motivo é importante que surjam mais situações semelhantes às de Pepê!
Aplauso e louvores a Pepê

Luís Covas
8 novembro 2024