São inúmeros os acontecimentos que ultimamente têm fustigado o Mundo, desde guerras e pandemias, a fenómenos naturais extremos.
Imagens de mortes, de gente que foge aflita, gente que um dia para o outro, no intuito de salvar a vida, abandona tudo o que até então construiu, quem sabe com que esforço e abnegação.
Apetece-nos dizer: que mundo, meu Deus!
Tudo isto nos toca fundo, sobressalta os nossos corações e nos convoca para a ajuda, para a urgência da solidariedade.
E a solidariedade é a razão principal da existência dos Clubes Lions.
Através da nossa FUNDAÇÃO INTERNACIONAL, considerada pelo Finantial Times a melhor fundação do mundo, os LIONS agem globalmente; e através dos mais de 49.500 clubes, com cerca 1,4 milhões de associados espalhados pelo Mundo, actuam nas comunidades onde estão sediados.
E o Lions Clube de Braga, que no dia 19 de Outubro próximo completará 50 anos de existência, tem sabido interpretar em cada momento sobretudo as necessidades mais prementes da comunidade bracarense.
Quando o COVID-19 nos entrou portas dentro e nos obrigou à situação de confinamento não hesitámos, desafiámos o medo e fomos distribuir água, alimentos e máscaras junto de instituições e famílias em situação de maior carência.
E ainda encontrámos o engenho e capacidade para nos mobilizarmos na ajuda ao Hospital de Braga com entrega de equipamento valioso para servir os Médicos e os pacientes em momentos de tanto sofrimento.
E quando a Ucrânia foi invadida e fustigada com bombardeamentos, junto com outras instituições fomos buscar à fronteira com a Polónia muitas famílias em fuga, desesperadas, que trouxemos para Braga cuidando do seu acolhimento e integração.
Ao longo dos anos, e correspondendo sobretudo ao apelo dos Serviços Sociais do nosso Hospital de Braga, temos ajudado dezenas de famílias economicamente carenciadas a quem o flagelo do cancro bateu à porta, pagando-lhes renda de casa, água, electricidade e medicamentos.
E porque somos também muito sensíveis a esta causa de auxílio a cidadãos atingidos por esta doença, realizamos há mais de 20 anos o peditório concelhio a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro e assumimos a iniciativa de actividades que têm em vista o combate ao Cancro Infantil.
E ainda ajudámos muitas instituições locais como as Associações de Auxílio à Paramiloidose, Deficientes Mentais e Deficientes Auditivos.
Mas uma vez mais não podíamos esquecer as crianças e por isso temos levado a alegria a Escolas com maiores carências através da distribuição de brinquedos aos alunos por ocasiões festivas.
A Educação tem estado sempre no centro das nossas atenções. Desde 2017 que, com a ajuda de empresas patrocinadoras, temos vindo a doar anualmente à Universidade do Minho 50 bolsas de estudo para estudantes universitários economicamente carenciados.
Actualmente o Lions Clube de Braga conta com mais de 100 associados, cidadãos generosos que, à troca de nada, trazem para o Clube a sua experiência profissional e labor e se unem debaixo do lema do Lionismo: “Nós SERVIMOS”.
Temos uma noção clara daquilo que poderíamos concretizar individualmente. Mas nunca atingiríamos o nível de solidariedade conseguido colectivamente debaixo da bandeira do CLUBE.
E sabemos bem o caminho que temos trilhado, que nos honra, nos dá alento e faz jus à celebração dos nossos 50 anos.Mas temos a ambição de ir mais longe, sermos ainda mais úteis à nossa sociedade elevando a solidariedade a um patamar superior.
Para isso precisamos de unir mais mãos para SERVIR. Este é mais um objectivo dos muitos que nos propomos alcançar.
Sempre que há um sonho há um caminho. O nosso caminho é o trabalho dedicado e contínuo; o nosso sonho, enquanto LIONS, é o de poder ajudar sempre quem mais precisa.