twitter

Mudanças dos tempos

A Pedreira ganhou portas de uma nova época desportiva e elas abriram-se de par em par, para permitir as entradas e as saídas que sempre acontecem nos clubes ao longo dos tempos. O SC Braga não foge às regras cada vez mais ditadas por um futebol que se transformou em negócio, com todos os defeitos e virtudes que tal implica.

A preparação da nova temporada começou bem antes de os jogadores aparecerem para os habituais testes médicos e físicos realizados, uma vez que o novo treinador Daniel Sousa quer uma planificação cuidada e detalhada, que seja capaz de responder a contextos favoráveis ou adversos que surgirão com naturalidade. O técnico bracarense confessou que a ansiedade, que consta da letra de um cântico de apoio à equipa, invadiu o seu interior, dado que se trata do maior desafio até ao momento e isso implica querer dar uma resposta a preceito.

As primeiras horas na nova oficina já tinham devidamente identificadas algumas mudanças destes novos tempos em Braga. Em relação ao plantel anterior saíram nomes pesados como José Fonte, Borja, Cher Ndour, Pizzi, Rony Lopes, Abel Ruiz ou Álvaro Djaló, sendo que os últimos dois nomes referidos regressaram a Espanha em transações que resultam da boa performance antecedente e que ajudam a colocar as contas equilibradas. Em termos teóricos houve uma subtração de qualidade em Braga que as entradas e o trabalho que se segue podem contornar ou mesmo inverter. Assim se espera. Em sentido contrário, entraram até ao momento Robson Bambu, para fortalecer uma defesa que se revelou frágil no passado recente, Thiago Helguera, João Marques e Amine El Ouazzani, três jovens que aparentam ter uma vontade sem limites de crescer enquanto Gverreiros e que podem ajudar a esquecer as saídas relevantes observadas a nível atacante. E, veremos se estas perdas ofensivas ficam por aqui ou se outras se seguirão, pois os rumores sobre a saída de Banza devem ser considerados e outras alterações poderão também acontecer em breve, tanto para dentro como para fora do plantel brácaro.

O regresso aos trabalhos mostrou o menino Roger neles integrado. Agora que está ultrapassado o diferendo que existiu entre o SC Braga e os representantes do jogador, o miúdo prodígio pode trabalhar em paz e mostrar o sorriso que o caracteriza nos trabalhos do plantel principal. Fico contente pelo facto de o menino que esteve em Braga a ser preparado e se mostrou cedo ao mundo da bola possa continuar a sua evolução, ao serviço dos arsenalistas. 

As competições oficiais em Braga começam muito cedo, com a segunda pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa. O sorteio ditou um duelo com os israelitas do Maccabi Petah Tikva FC, uma equipa desconhecida e que recomenda cuidados preventivos, uma vez que escapou à descida de divisão ao mesmo tempo que venceu a Taça de Israel, o que lhe conferiu esta oportunidade europeia. A primeira mão realiza-se, na última semana de julho, na Pedreira, ao passo que a segunda acontece no início de agosto na Bulgária, devido à invasão inaceitável feita por Israel em Gaza, que todos os dias mata um número absurdo de pessoas inocentes. 

António Costa

António Costa

27 junho 2024