Infelizmente, não é de conhecimento geral que Braga será a Capital Portuguesa da Cultura em 2025. Esta iniciativa surgiu a partir das três candidaturas rejeitadas a Capital Europeia da Cultura, das quais Évora foi a vencedora. O Governo decidiu então resgatar o projeto da Capital Portuguesa da Cultura, com Aveiro sendo a primeira, Braga em 2025 e Ponta Delgada em 2026.
O Município de Braga assumiu o compromisso de programar um ano inteiro de criação artística nacional, estabelecendo uma ligação entre a Europa e os artistas e agentes culturais locais.
Além disso, no ano passado, foi criado o Conselho Consultivo da Cultura do Município de Braga, com competências, entre outras, para acompanhar o processo de preparação para a Capital Portuguesa da Cultura 2025. No entanto, apesar de ter sido constituído em 2023 e faltando cerca de meio ano para 2025, este conselho ainda não realizou nenhuma reunião.
Simultaneamente, como podemos ser a Capital Portuguesa da Cultura com os principais equipamentos culturais encerrados? Referimo-nos à Torre de Menagem, ao Museu da Imagem, à Casa dos Crivos e ao antigo cinema S. Geraldo.
Para relembrar:
- A Torre de Menagem é o mais importante remanescente do antigo castelo de Braga e abriga uma exposição sobre a história da cidade.
- O Museu da Imagem, dedicado à fotografia, ocupa uma torre do século XIV e um edifício do século XIX.
- A Casa dos Crivos é um exemplar único da tipologia habitacional comum na área central de Braga no século XVII e sediava a única galeria municipal.
- O antigo cinema S. Geraldo foi arrendado pela Câmara de Braga em meados de 2017 por um prazo de 10 anos, pagando mensalmente €12.500 à Arquidiocese, proprietária do edifício. A intenção é instalar ali o Media Arts Center, mas até agora a obra não avançou, tendo recentemente sido reformulada devido a problemas estruturais no edifício.
Dado este cenário, é preocupante que três espaços de exposição estejam encerrados, e o Media Arts Center seja provavelmente mais uma obra a ser adiada para o próximo mandato. Com esta situação, como o Executivo pretende continuar a ser, todos os anos, uma capital da cultura?
*O autor por opção não escreve segundo o novo acordo ortográfico.