À imprensa devem-se muitas mudanças significativas na cultura, na religião, nos regimes políticos, enfim, na mudança do pensamento critico e no alargamento do conhecimento a toda a sociedade, e estes foram fatores fundamentais para o progresso social. Também a imprensa desportiva tem uma importância significativa nos eixos de comunicação e de alargamento do conhecimento da sociedade perante os diversos eventos, acontecimentos e na promoção de cultura que envolvem as atividades desportivas, educativas, sociais, ambientais, de saúde pública e na difusão das diversas modalidades. Quando no mesmo dia existem diversos acontecimentos relevantes a noticiar, as opções editoriais são exigentes e importantes para destacar os factos, personagens e acontecimentos que sejam “vendáveis”, porque é disso que se trata, vender jornais… Mas, as opções editoriais dos jornais desportivos não se podem esquecer de grau de relevância, interesse jornalístico e fomento da informação como as raízes da essência de qualquer jornal. Ou seja, perante Francisco Conceição a marcar um golo, Neemias Queta a ganhar um campeonato da NBA e Camila Rebelo a ser campeã da Europa, existem méritos diferentes que se devem enaltecer de forma diferente!... Jornalisticamente e perante três acontecimentos desta envergadura, só um analfabeto desportivo daria mais relevância a um destes factos, porque em todos eles existe fortíssimo interesse público. Então, porque é que se coloca uma foto de um jogador de futebol, que marcou um golo na fase de grupos, sem camisola (erro grave de fair-play, porque um jogador não se representa na sua pele, mas na magnitude da camisola que enverga), e se “esquecem” de dois outros acontecimentos de grandeza planetária absolutamente incríveis? Quantas vezes fomos campeões da Europa na natação? Quantas vezes um jogador português ganhou um troféu na NBA? Estas opções editoriais são lamentáveis e vergonhosas, para todos nós!
Claro que vibrei com o golo da nossa seleção nacional! Claro que me emocionei com uma vitória do nosso País no futebol! Nada disso está em causa…o que incomoda é que um profissional de imprensa desportiva tem que entender o fenómeno desportivo e o diretor de um jornal tem que ser capaz de satisfazer todos os leitores com uma informação credível, abrangente, autentica e que seja capaz de fomentar a cultura, neste caso, desportiva.
Neemias Queta, é um exemplo de superação! Saiu de Portugal, sem ninguém o conhecer, e constituí, hoje, um dos mais promissores jovens da mais exigente liga profissional do basquetebol mundial. O que é que isso representa? Muito! Para além do seu trajeto, o seu exemplo pode ser uma mais valia para os nossos jovens! Camila Rebelo foi a primeira atleta feminina a conquistar a Europa numa prova de natação (200m, costas), num cenário muito competitivo, e que até há pouco tempo era inatingível ou apenas um sonho. Por tudo isto, não é mais possível que a imprensa desportiva esteja de costas voltadas para exemplos de sucesso do nosso desporto.