Os Direitos das Crianças são um tema de grande importância em todas as comunidades, e por isso no dia 20 de novembro assinala-se o Dia Internacional da Convenção dos Direitos da Criança.
As crianças e adolescentes têm os mesmos direitos humanos gerais que os adultos e também direitos específicos, que reconhecem as suas necessidades especiais.
Estes direitos específicos estão proclamados na Convenção dos Direitos da Criança, e devem ser do conhecimento de todas as pessoas, para que sejam respeitados e cumpridos. A Convenção oferece uma visão da criança e do adolescente como indivíduo e como membro de uma família e de uma comunidade, com direitos e responsabilidades apropriados à sua idade e nível de desenvolvimento.
É guiada por princípios que norteiam os direitos das crianças, e baseia-se no tratamento não discriminatório, na consideração da sua opinião e interesse, e na atenção à sua sobrevivência, desenvolvimento e proteção.
Ao longo da história da humanidade, nem sempre as crianças e adolescentes receberam atenção especial e interesse por parte da sociedade. Apesar da evolução positiva dos Direitos das Crianças ao longo dos anos da Convenção, há muitos que ainda não são reconhecidos. Para mudar esta realidade e contribuir para a igualdade de todas as crianças, é importante conhecer, divulgar e refletir sobre esses direitos.
Não se esqueça, são os adultos que têm a responsabilidade de garantir os direitos das crianças, para que todas cresçam e se desenvolvam com liberdade, justiça e igualdade.