twitter

Violência no Namoro

A Violência no Namoro é uma prova de desamor.

É um ato de violência, pontual ou contínuo, que tem como objetivo ter mais poder e controlo do que a outra pessoa envolvida na relação.

Estudos sobre esta temática informam-nos, que quase 60% dos inquiridos já admitiram ter sido vítimas de comportamentos violentos.

A violência no namoro pode acontecer quer as relações sejam “sérias” ou não, menos ou mais longas. Quer as raparigas quer os rapazes podem ser violentos para os seus parceiros. As relações em que existe violência não são todas iguais e não é obrigatório que incluam violência física. Na mesma relação podem ocorrer várias formas de violência: Violência Física, Sexual, Verbal, Social, Psicológica e Digital. 

Controlar ou impedir a comunicação com outras pessoas através do telefone e redes sociais, controlar o vestuário e a maquilhagem, exigir passwords pessoais, exigir que “contem tudo um ao outro” são muitas vezes "entendidos como sinais de amor e de cuidado", quando na verdade são sinais de fumo. Todas as formas de violência no namoro têm como objetivo magoar, humilhar, controlar e assustar.

A violência no namoro pode fazer-nos sentir muito sozinhos, assustados, envergonhados, culpados, inseguros, confusos, tristes e ansiosos.

 Mas é importante lembrarmo-nos que a violência NUNCA é aceitável. NUNCA, sob qualquer motivo, alguém tem o direito de ser violento connosco! A violência é uma forma errada de resolver os problemas e as dificuldades de um namoro. 

A violência nunca é uma forma de expressar amor por outra pessoa.

Carla Oliveira

Carla Oliveira

25 janeiro 2024