Agora que chegou o frio intenso, nunca é demais relembrar que é importante ter em conta alguns cuidados com a sua saúde, em especial se integra o grupo dos mais vulneráveis, como os maiores de 60 anos ou doentes crónicos.
O inverno é a estação mais fria do ano e a altura em que, por norma, as infeções respiratórias são mais comuns.
A decorrer no país, a campanha de vacinação sazonal do outono-inverno 2023-2024 contra a gripe e a COVID-19 é uma oportunidade que deve abraçar a bem da sua saúde, pois permitirá munir-se de proteção eficaz e segura contra ambas as doenças.
A par das condições de higiene e da evolução da medicina e do medicamento, a vacinação foi das tecnologias que mais contribuiu para a diminuição da mortalidade.
No contexto mundial, Portugal é um bom exemplo no que à vacinação diz respeito, quer para as doenças abrangidas pelo Plano Nacional de Vacinação quer para as doenças de comportamento sazonal, como a gripe e, mais recentemente, a COVID-19.
Neste inverno, as farmácias aliaram-se ao Serviço Nacional de Saúde para melhorar o acesso à vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19, ambas de caráter anual. Ou seja, estas vacinas, ao contrário de outras que tomamos ao longo da vida, devem ser feitas todos os anos, pois ambos os vírus sofrem mutações (alterações). É, por esse motivo, que, anualmente, são produzidas vacinas novas e devidamente adaptadas às variantes que surgem.
A vacinação não é obrigatória, mas é altamente recomendável, não só porque evita doenças a quem se vacina, mas também porque melhora a imunidade de grupo de todos nós. É um esforço coletivo.
Não hesite ou adie. Aceite o meu apelo e vacine-se, motivando também quem lhe é próximo a fazê-lo. Pode obter informações e esclarecer dúvidas no seu centro de saúde ou na sua farmácia.