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A continuação da recuperação das vias no nosso concelho

Há múltiplos fatores que implicam no tempo de vida de uma estrada com qualidade, como o clima, a quantidade de tráfego, a qualidade de construção e a sua manutenção. 

Com a maior pluviosidade que se tem registado nos anteriores, Braga foi confrontada, nos últimos tempos, com uma série de buracos nas suas vias resultantes da falta de qualidade da sua construção de algumas décadas a esta parte – como por exemplo na Variante do Fojo – além de as suas manutenções não terem feito parte da preocupação de alguns executivos no passado. 

Daí que nos últimos anos se tem assistido a intervenções em várias vias da cidade que viram o seu piso substancialmente melhorado, como na Av. João Paulo II, na Variante Sul, na Avenida Padre Júlio Fragata, na Variante do Estádio, na Rua de S Martinho (estrada para a freguesia de Real), na Reta de Ruães, na Rua Jaime Sotto Mayor, na primeira intervenção na Variante do Fojo entre muitas outras estradas espalhadas de uma ponta a outra no concelho.

Todas estas obras foram de caráter estrutural, não apenas de caráter cosmético, mas feitas com o prepósito de não se repetiram os erros e superficialidades na construção feitas por executivos anteriores. 

Braga tem mais de mil kms em vias e portanto a reparação das suas vias de comunicação, ainda por cima num período curto, não é tarefa nada fácil. 

Assim, na ultima Assembleia Municipal foi aprovado um financiamento importante para a continuação da recuperação de diversas vias estruturais no concelho de Braga.

São obras desejadas pela população, de autêntica renovação de importantes vias da cidade, como na Rua de S. Vítor, Rua D. Pedro V, segunda Intervenção na Variante do Fojo, estrada Municipal 565 entre Rua da marginal Adaúfe/Navarra, rua Conselheiro Bento Miguel, parcialmente na Rotunda de Infias, parque Industrial de Pitancinhos, rua dos Presidentes, rua 5 de Outubro, rua Ponte Pedrinha e em mais 16 vias estruturais do nosso concelho. 

São 26 vias a serem intervencionadas.

É importante ter presente que muitas das obras de caráter material feitas no concelho nos últimos 10 anos, só foram possíveis devido ao bom aproveitamento dos fundos comunitários e por uma boa gestão da dívida que permitiu ao município contrair diversos empréstimos bancários que suportassem o custo das obras, sempre com equilíbrio nas nossas contas municipais. Foi a única alternativa para o investimento na cidade resultante do péssimo ato de gestão pública que constitui a gestão da obra do Estádio Municipal e do Relvados Sintéticos, que consumiram, durante estes três mandatos, o equivalente a metade das verbas do município destinadas ao investimento na cidade.

Aliás, contrariamente a gestões municipais anteriores, é preocupação deste município que as gerações vindouras não vejam repercutidas na sua vida por muitos anos determinadas opções políticas, como aconteceu com as várias gerações que atravessam os últimos 15 anos neste nosso amado concelho.

E é dentro deste contexto da vida no nosso município – nos últimos 15 e 10 anos – que estas obras são enquadradas.

Além disso, estas obras também incluem a iluminação pública que originará uma poupança para o município de 40% do seu atual custo em todo o concelho, além de ser mais amiga do ambiente. 

Foi assim aprovada a contratação de um empréstimo a médio e longo de prazo até ao montante de 15 milhões de euros após o convite feito a 14 entidade bancárias para a contratação do empréstimo, tendo sido escolhida, por ser mais vantajosa em termos financeiros, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo a uma taxa de juro fixa que, em 10 de outubro do corrente ano, é de 3,972%, segundo os critérios que constam desta proposta e que do conhecimento público. 

Além do mais, foi também considerado, uma vez que é mais vantajoso para o município, a possibilidade de ser feita o reembolso antecipado da totalidade ou parte da dívida, sem qualquer penalização. Como consequência, se houver uma diminuição da taxa Euribor, poderá ser liquidado antecipadamente o presente empréstimo, e recorrer a um novo financiamento mais favorável. 

Este trabalho de recuperação e manutenção das nossas vias, num concelho com mais de um milhar de kms terá de ser sempre contínuo e permanente, condições decisivas para a qualidade da mobilidade do nosso município, bem como para a renovação da iluminação pública que irá originar importantes poupanças energéticas e valorização ambiental.

Joaquim Barbosa

Joaquim Barbosa

22 novembro 2023