O consumo de tabaco continua a ser a maior causa evitável de morte e doença em todo o mundo. Anualmente, o cigarro é responsável por cerca de 480.000 mortes, o que equivale a aproximadamente 1 em cada 5 mortes. Não se esqueça da ligação crítica entre o tabaco e o cancro.
Independentemente da sua idade ou de há quanto tempo fuma, parar de fumar proporciona benefícios imediatos e a longo prazo. Vai respirar mais facilmente, ter mais energia e desfrutar de um hálito mais fresco. Deixar de fumar não é fácil, mas é possível, e estamos aqui para ajudar.
Para conseguir deixar de fumar, é necessário tempo e acompanhamento por profissionais especializados que criem um plano consigo. Poderá sentir sintomas de abstinência, como irritabilidade ou vontade incontrolável de fumar, mas estes são temporários e podem ser controlados com algumas estratégias. Não se esqueça de contar com o apoio de quem o rodeia, como os seus colegas de trabalho, amigos e família. Ter alguém para partilhar esta caminhada pode fazer toda a diferença.
Existem muitos recursos gratuitos disponíveis para o ajudar mas procurar ajuda profissional através da Consulta de Cessação Tabágica, com aconselhamento e possibilidade de fazer medicação específica, pode duplicar ou até triplicar as suas hipóteses de sucesso.
Cigarro eletrónico e tabaco aquecido
Lembre-se que não deve substituir o cigarro pelo cigarro eletrónico e outros dispositivos semelhantes. Embora os cigarros eletrónicos sejam frequentemente considerados uma alternativa menos prejudicial aos cigarros tradicionais, foi observado que o uso excessivo e inadequado de cigarros eletrónicos pode causar efeitos nocivos à saúde. Uma das preocupações é a EALI (lesão pulmonar aguda causada por cigarro eletrónico), uma doença associada ao uso de cigarros eletrónicos que pode afetar a função dos pulmões e levar a problemas de saúde significativos. Portanto, é fundamental estar ciente dos riscos potenciais associados ao cigarro eletrónico e tomar precauções se estiver a considerar o seu uso.
Tabaco em segunda mão
A exposição ao fumo passivo é também uma preocupação significativa. O fumo passivo pode prejudicar não fumadores, especialmente crianças e mulheres grávidas. Este fumo contém muitos dos mesmos produtos químicos prejudiciais encontrados no fumo direto. Por isso, quando fuma não o faça em casa, no carro e em locais públicos de forma a proteger os não fumadores destes riscos.
Lembre-se de que nunca é tarde para parar de fumar. O seu corpo começa a curar-se assim que deixa de fumar. Marque o dia 16 de novembro como o início da sua caminhada para uma vida livre de fumo. Ao fazê-lo, junta-se a milhares de outras pessoas na iniciativa The Great American Smokeout. Um passo essencial em direção a uma vida mais saudável!
Algumas Dicas para Deixar de Fumar:
Defina uma Data para Parar: Escolha uma data específica para deixar de fumar e marque-a no seu calendário. Isso dá-lhe um objetivo claro.
Identifique Gatilhos: Reconheça as situações, emoções ou pessoas que desencadeiam o hábito de fumar. Essa consciência pode ajudá-lo a estar preparado para esses momentos.
Procure Apoio: Informe os seus amigos e familiares sobre a sua decisão de parar e peça o apoio deles. Pode também juntar-se a um grupo de apoio para deixar de fumar. As consultas de Cessação Tabágica são gratuitas e estão disponíveis, quer no Centro de Saúde quer no Hospital!
Substitua o Fumo por Hábitos Saudáveis: Sempre que sentir vontade de fumar, opte por atividades mais saudáveis, como beber água, fazer uma caminhada ou praticar respirações profundas.
Mantenha um Pensamento Positivo: Lembre-se por que decidiu parar de fumar e concentre-se nos benefícios, como por exemplo melhoria na saúde, economias financeiras e um ambiente livre de fumo para os seus familiares.