twitter

Inovar, Desmaterializar e Digitalizar: Um desafio “CiberSeguro”?!

Desmaterializar, digitalizar e inovar são 3 conceitos-chave nos dias de hoje que não podem estar dissociados de um outro conceito absolutamente fundamental: a cibersegurança. Na prática, estes 4 conceitos, que se cruzam entre si, são responsáveis pela transformação radical da sociedade nas últimas décadas, na forma como vivemos, como comunicamos, como fazemos negócios.

A desmaterialização aborda a transição de processos, documentos e informações do mundo físico para o digital. Antigamente, recorríamos essencialmente ao papel; contratos, faturas, fotos, …, tudo era efetuado em papel. Atualmente, grande parte desta atividade foi digitalizada, tornando mais fácil armazenar, organizar, aceder e partilhar informações de forma segura.

A digitalização é a técnica usada para transformar dados físicos em dados digitais. Na prática, estamos a falar de substituir a pilha de papéis que estão na secretária e passar os dados contidos nesses documentos para o formato digital.

A inovação está no cerne destas mudanças. Envolve a criação de novas tecnologias, processos e ideias que impulsionam a desmaterialização e a digitalização. A inovação é o motor por trás da constante evolução de uma sociedade como a nossa. Permite-nos encontrar formas mais eficientes de realizar tarefas, simplificando o nosso quotidiano, quer a nível pessoal (por exemplo, o recurso às compras online), quer a nível profissional (por exemplo, a possibilidade de trabalhar remotamente). 

Naturalmente, este crescimento introduz o quarto conceito fundamental: a cibersegurança. Sendo uma preocupação crítica, ela diz respeito à proteção de sistemas, redes e dados digitais contra ameaças, como hackers, vírus e ataques cibernéticos. À medida que mais informações são armazenadas digitalmente, a segurança torna-se cada vez mais fundamental.

Percebendo esta evolução e a relevância cada vez maior dos dados disponíveis, empresas e governos investem cada vez mais em cibersegurança, para garantir que dados confidenciais e operações permaneçam seguros. A falta de segurança cibernética pode resultar em roubos de informações pessoais, perdas financeiras e até mesmo ameaças à segurança nacional. Portanto, a cibersegurança é uma parte essencial do mundo digital.

A digitalização e a desmaterialização permitem a inovação, uma vez que a mudança para o digital alimenta esta necessidade de novas ideias, novas oportunidades, novos desafios.

Entretanto, a inovação traz desafios de segurança. À medida que novas tecnologias evoluem, os criminosos também encontram novas formas de explorar vulnerabilidades, evidenciando a importância da cibersegurança. Esta, por sua vez, cria oportunidades para se desenvolverem soluções avançadas de segurança digital.

Neste contexto, é fundamental que indivíduos e organizações estejam atentos à evolução destes conceitos e tomem medidas proativas para garantir que estejam bem posicionados para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios que o mundo digital nos coloca em cada dia.

A F3M está a promover um ciclo de debates pelo país, explorando este tema atual e o seu impacto na sociedade e nos negócios. É o Innovation Trail 2023. Vale a pena participar e intervir!

Os participantes terão a oportunidade de explorar as últimas tendências em desmaterialização, digitalização, inovação e cibersegurança, bem como as melhores práticas para as implementar nas organizações.

 O InnovationTrail é o momento ideal para interagir com especialistas, partilhar conhecimento e impulsionar a transformação.

Filipe Cruz

Filipe Cruz

28 outubro 2023