twitter

“Medos e ansiedade”

O medo e a ansiedade fazem parte do desenvolvimento cognitivo e emocional de todas as crianças. Durante a infância surgem uma infinidade de coisas novas, que não faziam parte do contexto da criança (p.e. ir para a escola, conviver com estranhos, separar-se dos pais). 

O medo é uma resposta natural a um estímulo que representa uma ameaça ao bem-estar ou segurança da criança, criando tensão, apreensão ou desconforto, e preparando o corpo para a ação (luta ou fuga).

A ansiedade é a antecipação de uma ameaça futura e gera sintomas físicos (p.e. sono agitado, hiperventilação), emocionais (p.e. medo, preocupação, desesperança), comportamentais (p.e. choro, isolamento, evitamento) e alterações de pensamento (p.e. pessimismo, autoimagem negativa). É um sentimento normal e comum, no entanto, quando é muito forte, impede a criança de viver a sua vida normalmente e de participar em diversas atividades, merece atenção e a procura de um profissional.

No entanto, deixo-lhe algumas dicas que podem ajudar a lidar com a ansiedade do seu filho:

Adote uma postura paciente e encoraje-o a não desistir;
Não tente evitar os seus medos, e mostre-lhe como poderá lidar com sucesso com os seus medos;
Valorize o que ele está a sentir: converse com ele sobre os seus medos e sentimentos, e mostre-lhe que está ao seu lado para o proteger e ajudar;
Diminua o período de ansiedade: mostre-lhe que a ansiedade é um sentimento temporário e que desaparece, mesmo quando parece que não pode melhorar;
Explore a situação que está a causar a ansiedade: explore os sentimentos, exponha a situação de uma forma mais racional, e crie um plano de ação para ultrapassar o medo;
Pratique atividades relaxantes com ele (p.e. respirar fundo, ouvir música);
Recompense e elogie os seus esforços: valorize-o quando usa as suas novas competências e tenta ultrapassar as suas dificuldades. 
Lembre-se sempre que o seu filho está a passar por uma dificuldade, e compreenda que ele tem um problema e precisa da sua ajuda.

Cristiana Fernandes

Cristiana Fernandes

26 outubro 2023