twitter

Aprenda como dizer não de forma positiva

As crianças têm o dom de serem adoráveis, mas também o de nos tirar do sério. Ainda que geralmente sejam risonhas e alegres, podem ser caprichosas quando colocam algo na cabeça… Não há quem as convença do contrário. Antes que essas situações apareçam, é necessário aprender como dizer não de forma positiva, mas ao mesmo tempo com firmeza.

Para saber como dizer NÃO uma criança não é preciso muita prática: respire fundo e mantenha-se firme! Tudo o que está a fazer será sempre para o bem dela, por isso não se sinta culpado e confie em si!

Deixo-lhe algumas dicas para saber dizer não de forma positiva: 

 – Explique bem o que está a acontecer: Antes de tomar qualquer decisão, converse com a criança. Explique o motivo de lhe ter negado o pedido e quais são as suas razões. Faça isso de uma forma tranquila e sem levantar a voz para que a criança entenda da forma mais natural possível. 

– Mantenha-se alerta: É possível que a criança chore, faça birra ou que apele à chantagem emocional. Para evitar cair nessas armadilhas, procure ficar alerta sabendo que é possível que algo assim aconteça. As crianças sabem perfeitamente que os mais velhos sentem uma certa fraqueza por elas e sabem como tirar partido da situação. 

– Seja coerente: Nada de dizer uma coisa e depois outra. Um não é um não! Uma vez tomada a decisão não volte atrás, mesmo se a criança fizer birra e começar a chorar. Se mudar de ideias uma e outra vez, irá confundir a criança que não saberá como reagir.

- Seja assertivo: É importante que seja assertivo com seu filho. É possível dizer “não” para uma coisa, mas “sim” para outra. Assim ele saberá que não tem nada contra ele e que o NÃO foi para o seu próprio bem. 

Aprender como dizer não aos filhos é fundamental para que eles desenvolvam competências socioemocionais, e cresçam mais conscientes para os desafios do futuro.

Carla Oliveira

Carla Oliveira

19 outubro 2023