Um(a) Psicólogo(a) é um profissional com formação e experiência profissional em Psicologia. Com os seus conhecimentos sobre Ciência Psicológica, os Psicólogos(as) procuram compreender e melhorar o funcionamento e o bem-estar da sociedade e das pessoas. Em Portugal, a Psicologia é uma profissão regulada. O que é que isto significa na prática? Aqueles que se intitulam de Psicólogos(as) e praticam Psicologia têm, segundo a Lei, de estar registadas na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) como Membros Efetivos.
Em Portugal, o dia do Psicólogo é assinalado a 4 de Setembro, data que coincide com a data da criação da OPP (4 de Setembro de 2008). À data, conta com mais de 24 mil membros registados e, além da sua sede em Lisboa, tem delegações no Norte, Centro, e Sul de Portugal continental, além das suas Delegações Regionais dos Açores e da Madeira.
O Dia Nacional do Psicólogo é um dia comemorativo que apresenta uma dupla importância: meio de divulgação da prática profissional dos(as) psicólogos(as) das diferentes áreas de atuação;
representa o esforço da criação da OPP, enquanto entidade profissional independente de interesses individuais, coletivos e/ou institucionais, e cuja missão se situa no campo do exercício e do acesso à profissão de psicólogo, da elaboração das normas éticas e deontológicas, incluindo a dimensão disciplinar. A OPP tem ainda a responsabilidade de promover o papel do Psicólogo/a na sociedade, de promover e procurar fomentar uma prática de excelência que proteja todos os clientes e destinatários de serviços de Psicologia.
O âmbito de atuação do Psicólogo(a) é muito alargado, estendendo-se a todos os contextos e comportamentos humanos, por isso, a sua lista de atividades é interminável. Podem encontrar Psicólogos(as) nos mais distintos contextos, tais como clínicas e hospitais, escolas e universidades, lares e centros de reabilitação, empresas e instituições sociais, prisões ou organismos governamentais.
Como os Psicólogos(as) atuam em diferentes locais e âmbitos pode procurar pela sua ajuda desde a infância até à velhice por diversos motivos, tais como para avaliação do desenvolvimento em crianças, gestão da ansiedade, luto, depressão, por suspeita de alterações cognitivas, questões relacionadas com a carreira profissional.
A intervenção psicológica refere-se à ação dos Psicólogos(as), junto de pessoas, grupos, famílias ou comunidades. As intervenções psicológicas incluem diferentes abordagens, que estão associadas às principais perspetivas teóricas da Ciência Psicológica e correspondem a procedimentos e técnicas baseadas na investigação e evidência científica, que garantem a sua segurança e eficácia. A intervenções psicológicas não são terapias alternativas que, geralmente, oferecem a cura de doenças, alívio de sintomas ou melhoria da Saúde Psicológica através de procedimentos e técnicas baseadas em crenças ou critérios que não têm evidência científica associada nem foi validada na sua eficácia, efetividade, qualidade ou segurança. A maioria delas não tem ainda uma regulação, o que implica que não haja uma responsabilização em casos de más práticas. Por tudo isto representam uma ameaça e riscos para a saúde dos cidadãos e cidadãs.
A regulação da prática do Psicólogos(as) implica também o cumprimento de um Código Deontológico que promove um conjunto de princípios éticos fundamentais para qualquer forma de intervenção psicológica, que asseguram uma prestação de serviços de qualidade. No caso de más práticas clínicas os Psicólogos(as) estão sujeitos à ação do Conselho Jurisdicional da OPP, que zela pela proteção dos(as) clientes. Se não tiver conhecimento acerca de uma determinada intervenção pode consultar os diferentes pareceres da OPP acerca de algumas intervenções alternativas no portal “Eu Sinto.me”. A informação será importante para auxiliar na sua tomada de decisão.
Além disso, se pretender verificar se o(a) Psicólogo(a) com quem pretende agendar uma consulta está inscrito na OPP pode procurar pelo respetivo nome no diretório do website da OPP onde constam todos os Psicólogos(as) inscritos, que é obrigatório para a prática clínica.
Que o dia de hoje, Dia do Psicólogo, possa ser um bom lembrete: cuidar da sua saúde mental importa!