twitter

O futebol português precisa da União de Leiria na I Liga

Não tenhamos ilusões: o futebol sem adeptos não é futebol. Não é desporto. Muito menos desporto ao mais alto nível. As emoções e a força que as pessoas transmitem às suas equipas é, na maior parte das vezes, um fator determinante para os bons resultados. Daí a preponderância de vitórias “em casa”, e a conhecida dificuldade quando se joga “no campo do adversário”. É das mais belas realidades do futebol, em particular, e um efeito que até os grandes clubes sentem. 

Por outro lado, a grandeza de um clube é diretamente proporcional ao seu número de adeptos/associados, e essa grandeza é depois transformada em ganho financeiro, essencial para se alinharem projetos desportivos consistentes e ambiciosos. São, por isso, um ativo muito importante na vida de um clube de futebol, não apenas a sua cor e o seu brilho.

O sucesso desportivo é, sem qualquer sombra de dúvida, um aspeto central na gestão diária de um clube, e é esse sucesso que os adeptos esperam. No entanto, embora o sucesso em campo seja importante para fortalecer a ligação ao clube, pelo que é fundamental compreender o significado que os adeptos lhe atribuem, é vital assegurar que o resultado de cada jogo de futebol não seja a única razão para que se continue a apoiar determinado clube, e, nesse sentido, é crítico que se criem boas experiências no estádio, no antes e no pós jogo.

A União de Leiria tem criado fortes laços com adeptos, e tem proporcionado um ambiente fantástico nos seus jogos (alegria, diversão, união e emoção), razão pela qual, no jogo do último fim-de-semana, apresentou mais de 22.000 adeptos no seu estádio.

E a União de Leiria compete na Liga 3, tendo já garantido a subida à II Liga, onde rapidamente se apresentará como candidata a nova subida. E esta realidade, em termos de assistência, não é um epifenómeno, tem acontecido de forma consistente, desde que o clube voltou a ser gerido de forma racional e ambiciosa. As pessoas são sensíveis a isso mesmo. O resultado está à vista.

Com efeito, ter 22.000 adeptos no estádio é um número que se aproxima do que registam SC Braga e Vitória SC, em alguns jogos, encontrando-se muito acima dos restantes 13 clubes que compõem a I Liga.

Perante isto, só resta dar os parabéns à União de Leiria, e torcer para que alcance rapidamente o mais alto patamar do nosso futebol, pois “não há jogo sem jogadores, mas não há futebol sem adeptos”.

João Gomes

João Gomes

4 maio 2023