twitter

Afinal o que é isto da Fisioterapia?

Temos vindo a falar sobre Fisioterapia nos últimos meses, mas será que todos estamos em sintonia e sabemos o que é?

De acordo com a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas; “A Fisioterapia é o serviço prestado por Fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida”. Para a Ordem dos Fisioterapeutas; “A Fisioterapia é uma disciplina científica autónoma sendo ensinada em formação superior específica por obtenção dos graus académicos de licenciado, mestre e doutor, consolidando o crescente desenvolvimento da investigação científica que fundamenta os atos próprios dos fisioterapeutas.”, ainda à luz da Ordem; “O fisioterapeuta quando desenvolve a atividade em equipas multidisciplinares ou interdisciplinares, goza de plena autonomia profissional e é responsável por todo o processo de fisioterapia, desde a avaliação inicial até à conclusão do mesmo”.

Então, o fisioterapeuta não é massagista! Nem é apenas aquele que liga e desliga aparelhos, ou que faz 20 tratamentos exatamente iguais, sem avaliar o doente primeiro.…

A Fisioterapia cresceu, evoluiu e amadureceu. É hoje, muito mais do que aquilo que às vezes fazem passar, é uma ciência e uma profissão autónoma e os fisioterapeutas são profissionais licenciados, mestres ou doutores, que estudam muito para desempenharem a sua profissão da melhor forma possível, com um único objetivo, recuperarem os utentes de forma sólida e se possível rápida.

Entristece-me quando associam a Fisioterapia apenas a massagem, ou aparelhos, porque somos muito mais do que isso. Temos competências para avaliar, diagnosticar, definir planos de intervenção e prognósticos, intervir, prescrever planos de exercício físico, reavaliar e ajustar os planos e concluir o nosso processo quando os objetivos planeados e acordados forem alcançados. 

O fisioterapeuta intervém de modo integrativo nos sistemas do organismo que se relacionam com o movimento, como o cardiovascular, cognitivo, imunológico, metabólico, musculosquelético, neurológico, respiratório, tegumentar, urinário e reprodutor. É ainda responsável pela “promoção e educação da saúde, na redução do risco e prevenção da lesão, perturbação ou doença e na manutenção, recuperação, habilitação, reabilitação e paliação de pessoas, grupos ou comunidades”.

Somos muito mais do que meros executores de técnicas, e a Fisioterapia é muito mais do que packs de calor, ou aparelhos de correntes. Ao contrário dos outros países, não só europeus, mas a nível mundial, ainda temos em Portugal um longo caminho a percorrer, demonstrando as nossas competências e capacidades, de modo a fazer valer as horas de estudo e dedicação, clarificando o nosso papel e a nossa profissão.

Mas somos orgulhosamente Fisioterapeutas porque temos noção de que, quando controlamos todo o processo da Fisioterapia, os resultados são evidentes, e que bom é ver que a Fisioterapia cresceu e continua a crescer!

Andrea Ribeiro

Andrea Ribeiro

29 abril 2023